Acerca de REST e DHCP, julgue item que se segue.O DHCP dispo...
O DHCP disponibiliza IPs de forma automática para computadores em uma rede, por meio de um servidor que fornece informações essenciais, como a máscara de sub-rede e o gateway padrão.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: C - Certo
A questão aborda o entendimento do protocolo DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol), que é essencial para redes de computadores modernas. O DHCP é um protocolo de rede utilizado para atribuir automaticamente endereços IP e outras informações de configuração aos dispositivos em uma rede. Essa atribuição facilita a administração da rede, pois elimina a necessidade de configuração manual de cada dispositivo.
O funcionamento básico do DHCP envolve um servidor DHCP que mantém um pool de endereços IP e, quando um dispositivo cliente se conecta à rede, ele solicita um endereço IP. O servidor DHCP então seleciona um endereço do pool e oferece ao cliente, juntamente com outras configurações essenciais para a comunicação na rede, como a máscara de sub-rede e o gateway padrão.
A máscara de sub-rede é uma informação que define o tamanho e a estrutura da rede, indicando quais endereços IP fazem parte da mesma sub-rede local. Já o gateway padrão é o dispositivo que permite a comunicação entre a rede local e outras redes, como a Internet, sendo essencial para o encaminhamento de pacotes para destinos fora da sub-rede local.
Portanto, a assertiva está correta porque descreve precisamente o papel do DHCP em fornecer endereços IP automaticamente e as configurações adicionais que são cruciais para o funcionamento adequado dos dispositivos na rede.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO: CERTO.
*A principal funcionalidade do DHCP é fornecer IPs de forma automática em uma rede de computadores por meio de um servidor DHCP.
*Entre as informações fornecidas para um host se conectar à rede inclui-se a máscara de sub-rede e o gateway padrão
*DICA DE QUESTOES: DHCP NÃO FORNECE MAC ADDRESS
DHCP é um protocolo utilizado em redes de computadores que permite às máquinas obterem um endereço IP automaticamente.
Este protocolo começou a ganhar terreno aproximadamente em Outubro de 1993, sendo o sucessor do BOOTP que, embora seja mais simples, tornou-se muito limitado para as exigências atuais.
Fonte: tecmundo
Algumas características do DHCP (DYNAMIC HOST CONFIGURATION PROTOCOL)
- Protocolo capaz de encontrar um endereço IP para a máquina
- É capaz de designar e configurar endereço IP aos dispositivos de uma rede local de forma automática.
- O serviço DHCP é capaz de atualizar, de forma dinâmica, o serviço DNS (domain name system)
-Pode prover a máscara de sub-rede, o endereço de gateway e o endereço do servidor DNS local.
Gabarito : "Certo"
O DHCP ( Dynamic Host configuration Protocol - protocolo de configuração de host dinâmico) foi desenvolvido para permitir a alocação endereços estáticos e / ou dinâmica, que pode ser manual ou automática.
Alocação Estática de Endereços O DHCP apresenta um segundo banco de dados com um pool de endereços IP disponiveis. Esse segundo banco de dados torna o DHCP dinâmico. Quando um Cliente DHCP solicita um endereço IP temporários, o servidor DHCP verifica o pool de endereços IP disponíveis ( não utilizados) e atribui um endereço IP por um período negociável.
Alocação Dinâmica de Endereços O DHCP apresenta um segundo banco de dados com um pool de endereços IP disponíveis. Esse segundo bando de dados torna o DHCP dinâmico. Quando um cliente DHCP solicita um endereços IP temporário, o servidor DHCP verifica o pool de endereços IP disponíveis( não utilizados) e atribui um endereço Ip por um perìodo negociável.
Quando um cliente DHCP envia uma solicitação a um servidor DHCP, o servidor verifica, primeiro, seu banco de dados estático. se existir uma entrada com o endereço físico solicitado no banco de dados estático, é retornado o endereço IP permanente do cliente. Por outro lado, se ão existir uma entrada no banco de dados estático, o servidor seleciona um endereço IP a partir do pool de endereços disponíveis, atribuindo um endereço ao cliente e acrescentando um entrada no banco de dados dinâmico.
Configuração Manual e Automática Um problema grave no protocolo BOOTP é que a tabela de mapeamente entre endereços IP e endereços físicos precisa ser configurada manualmente. Isso significa que, toda vez que ocorrer uma mudança em um endereço IP ou em um endereço físico, o administrador precisa reconfigurar manualmente as modificações. Por outro lado, o DHCP permite tanto a configuração manual como a automática. Os endereços estáticos são criados manualmente ao passo que os endereços dinâmicos fazem parte de um pool de endereços IP disponíveis.
O DHCP é um protocolo importante para facilitar a instalação de equipamentos na rede. Seja um notebook, um desktop, um smartphone ou tablet, se o equipamento tem endereço IP automático, ele usa o DHCP.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo