A oposição entre Heráclito e Parmênides representa um marco ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3128344 Filosofia
A oposição entre Heráclito e Parmênides representa um marco no pensamento filosófico dos Pré-socráticos, destacando abordagens opostas à realidade. Sobre as ideias de Heráclito e Parmênides, assinale a afirmativa correta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: C

A questão aborda a oposição entre as ideias de Heráclito e Parmênides, dois dos mais influentes filósofos pré-socráticos. Para resolvê-la, é essencial compreender os conceitos principais defendidos por cada filósofo.

Heráclito é famoso por sua noção de que tudo está em constante mudança. Ele acreditava que o universo está em um perpétuo estado de fluxo e que a mudança é a única constante na realidade. Para Heráclito, o símbolo desse processo incessante de transformação é o fogo.

Em contraste, Parmênides defendia a ideia de que o ser é uno, imóvel e eterno. Ele argumentava que a realidade verdadeira é imutável e que toda mudança percebida pelos sentidos é ilusória. Para Parmênides, o que é real não pode mudar; se algo muda, é porque nunca foi real.

Vamos agora justificar por que a alternativa C é correta e as demais são incorretas:

C - Heráclito acreditava que o mundo era marcado pela mudança constante; Parmênides defendia a imutabilidade do ser.

Esta é a alternativa correta porque descreve precisamente as visões contrastantes dos dois filósofos. Heráclito vê a mudança como fundamental, enquanto Parmênides afirma a imutabilidade.

A - Heráclito e Parmênides defendiam a mesma teoria, mas com interpretações opostas sobre o papel do logos.

Esta afirmação é incorreta. Heráclito e Parmênides não defendiam a mesma teoria. Na verdade, eles tinham visões radicalmente diferentes da realidade. Heráclito usava o conceito de logos para explicar a harmonia dos opostos e a mudança, enquanto Parmênides não tratava do logos dessa forma.

B - Heráclito defendia que o ser era imóvel e eterno; Parmênides afirmava que tudo estava em constante mudança.

Esta alternativa é a inversão dos conceitos defendidos pelos filósofos. Heráclito é quem acreditava na constante mudança, enquanto Parmênides afirmava que o ser é imutável.

D - Tanto Heráclito quanto Parmênides concordavam que o fogo era o princípio essencial, mas divergiam quanto à sua manifestação.

Esta alternativa está errada. Heráclito de fato via o fogo como um símbolo do processo de contínua transformação, mas Parmênides não compartilhou essa visão e não atribuiu simbolismo ao fogo. Eles não concordavam quanto aos princípios fundamentais do universo.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

"Heráclito inaugura uma maneira de pensar o surgimento do Universo diferente da que fazia os jônicos e pitagóricos, pois, enquanto esses apresentavam uma unidade material como elemento originário de tudo, Heráclito depositou a sua especulação em um elemento (o fogo), por sua capacidade de movimentar, agitar e transformar as coisas. Segundo esse pensador, o mundo e a natureza são constantes movimentos. Tudo muda o tempo todo, e o fluxo perpétuo (movimento constante) é a principal característica da natureza."

"Temos, na filosofia pré-socrática, uma oposição de pensamentos que consiste na maior disputa do mundo antigo: de um lado, Heráclito defende a mudança contínua das coisas e a recusa a uma essência fixa e rígida que defina a tudo. De outro, Parmênides defende que não há mudança, pois as essências permanecem as mesmas e a mudança que acontece é superficial, fruto do engano dos sentidos.

De fato, Heráclito e Parmênides não se conheceram, mas a relação conflituosa dos pensamentos de ambos os filósofos foi reconhecida nas obras de Platão, de Aristóteles e dos pré-socráticos pluralistas.

Para além do reconhecimento dessa oposição, os pré-socráticos pluralistas dedicaram-se a formular teorias cosmológicas que dessem conta de explicar essa oposição, fazendo questão de mostrar que no mundo há, ambiguamente, movimento e imobilidade. Caso tenha mais interesse nesse assunto, leia nosso texto sobre o principal discípulo de Parmênides: Zenão de Eleia."

A alternativa correta é:

C

Heráclito acreditava que o mundo era marcado pela mudança constante; Parmênides defendia a imutabilidade do ser.

Explicação:

  • Heráclito: Conhecido pela ideia de que "tudo flui" (panta rei), ele acreditava que a realidade era marcada por constantes transformações e que o conflito e o movimento eram essenciais à existência.
  • Parmênides: Defendia que o ser é uno, imutável e eterno, negando a possibilidade de mudança e multiplicidade.

Essa oposição reflete diferentes visões sobre a natureza da realidade na filosofia pré-socrática.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo