Analise as assertivas abaixo extraídas do texto ‘A atitude i...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2115136 Serviço Social
Analise as assertivas abaixo extraídas do texto ‘A atitude investigativa no trabalho do assistente social’, de Cristina Kologeski Fraga (2010):

I. Nada pode ser intelectualmente um problema, se não tiver sido, em primeiro lugar, um problema da vida prática.
II. Historicamente, no seu surgimento, o Serviço Social foi considerado como profissão, uma especialização do trabalho coletivo, inscrita na divisão social e técnica do trabalho.
III. A abordagem do Serviço Social como trabalho foi protagonizada nos documentos de Araxá, de Teresópolis e de Sumaré, que constam das publicações do CBCISS (1986) a partir da perspectiva modernizadora e corroborada, posteriormente, pela ABEPSS.

Quais estão corretas?
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar os itens:

I. CORRETO.  O item está de acordo com a exposição de Fraga (2010, apud Minayo, 1999, p. 17), “[...] ou seja, nada pode ser intelectualmente um problema, se não tiver sido, em primeiro lugar, um problema da vida prática".

II. INCORRETO. De acordo com a exposição de Fraga (2010), “historicamente o Serviço Social foi considerado vocação, habilidade, ocupação, ofício ou até mesmo arte". “Atualmente é reconhecido como profissão, uma especialização do trabalho coletivo, inscrita na divisão social e técnica do trabalho, de nível superior, regulamentada no Brasil pela Lei n. 8.662/9, de 7 de junho de 1993".

III. INCORRETO. De acordo com a exposição de Fraga (2010), “a abordagem o Serviço Social como trabalho foi protagonizada por Iamamoto em 1982 (Iamamoto e Carvalho, 1995), corroborada, posteriormente, pela ABEPSS, a partir do processo de revisão curricular de ensino de graduação em Serviço Social no Brasil, que redundou na proposta de Diretrizes Gerais para o Curso de Serviço Social, respondendo a uma exigência da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional".

Vamos às alternativas:

A) Apenas I. CORRETA

 
B) Apenas II. INCORRETA



C) Apenas I e II. INCORRETA

D) Apenas II e III. INCORRETA



E) I, II e III. INCORRETA


Gabarito do professor: A

Referência Bibliográfica

FRAGA, Cristina Kologeski. A atitude investigativa no trabalho do assistente social. Serviço Social e Sociedade, nº 101, mar. 2010.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GAB B

O erro da alternativa II já matou a questão

A

O delineamento desses questionamentos permitiu, também, formular a premissa básica de que a atitude investigativa é o fomento básico do exercício profi ssional do assistente social que se refere ao movimento de desocultamento do real, e também que esse profi ssional, assim como o de outras áreas, só investiga aquilo que conhece e o incomoda: “Ou seja, nada pode ser intelectualmente um problema, se não tiver sido, em primeiro lugar, um problema da vida prática” (Minayo, 1999, p. 17).

Historicamente o Serviço Social foi considerado vocação, habilidade, ocupação, ofício ou até mesmo arte.

Atualmente é reconhecido como profissão, uma especialização do trabalho coletivo, inscrita na divisão social e técnica do  trabalho, de nível superior, regulamentada no Brasil pela Lei n. 8.662/9, de 7 de junho de 1993.

De acordo com Netto (1999, p. 102),

enquanto profi ssão, não dispõe de uma teoria própria, nem é uma ciência; isto não impede, entretanto, que seus profi ssionais realizem pesquisas, investigações etc. e produzam conhecimentos de natureza teórica, inseridos no âmbito das ciências sociais e humanas.

Embora não tendo atingido o patamar de “ciência”, o Serviço Social conseguiu se constituir como uma área de produção de conhecimentos, inserida na grande área de Ciências Sociais Aplicadas (assim é identifi cada nas agências de fomento como CNPq, Capes e Fapergs), isto é, constrói conhecimento6 científico. O Serviço Social é uma profissão reconhecida na sociedade na medida em que é socialmente necessária e exercida por um grupo social específico, uma categoria profi ssional que compartilha um sentimento de pertencimento e possui uma identidade profi ssional.

A abordagem do Serviço Social como trabalho foi protagonizada por Iamamoto em 1982 (Iamamoto e Carvalho, 1995), corroborada, posteriormente, pela Abepss, a partir do processo de revisão curricular de ensino de graduação em Serviço Social no Brasil, que redundou na proposta de Diretrizes Gerais para o Curso de Serviço Social, respondendo a uma exigência da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Iamamoto, 1998).

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo