Indique a alternativa que apresenta uma palavra proparoxítona:

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2509852 Português
      Verificam-se resquícios de um passado não muito distante na história da sociedade brasileira, rondando a forma de fazer políticas públicas: autoritarismo e conservadorismo. Não há uma prática de consulta ampliada à sociedade através dos seus setores organizados, não se efetivando desta forma um nexo entre a sociedade civil e a sociedade política, ainda que seja positiva a crescente preocupação com controles sociais e a multiplicação de conselhos na área social, com participação de diversas representações – por outro lado, é tema complexo o da representação.


        Na sua grande maioria, as políticas públicas são desconhecidas e ignoradas pela sociedade. Há uma tendência de inaugurações ou lançamentos de programas. Constroem-se quadras de esporte mas não se analisa com a comunidade prioridades ou formas de efetivá-las; lançam-se programas mas ao mesmo tempo não haveria preocupação com o processo de implantação e implementação de programas; não se faz um acompanhamento crítico e nem uma prestação de contas à população sobre gastos públicos.


(Mary Garcia Castro e Miriam Abramovay - trecho do livro "Por um novo paradigma do fazer políticas". Fonte: dominiopublico.gov.br)
Indique a alternativa que apresenta uma palavra proparoxítona:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar o enunciado e as alternativas para identificar a resposta correta sobre ortografia, especificamente focando em palavras proparoxítonas.

Primeiro, é importante entender o que são palavras proparoxítonas. Elas são aquelas em que a antepenúltima sílaba é tônica, ou seja, é a sílaba mais forte. Uma característica das palavras proparoxítonas é que todas são acentuadas.

Agora, vamos analisar cada alternativa:

A - Prática

A palavra "prática" é um exemplo de proparoxítona, pois a antepenúltima sílaba "prá" é a tônica. Por isso, ela está acentuada, cumprindo a regra das proparoxítonas. Portanto, essa é a alternativa correta.

B - Através

A palavra "através" é uma paroxítona, já que a penúltima sílaba "vés" é a tônica. Paroxítonas são acentuadas quando terminam em ditongo, mas "através" não se encaixa nessa regra.

C - Representação

A palavra "representação" é uma oxítona, pois a última sílaba "ção" é a tônica. As oxítonas são acentuadas quando terminam em vogal tônica, "n" ou "s", o que é o caso aqui, mas não é uma proparoxítona.

D - Complexo

A palavra "complexo" é uma paroxítona, com a penúltima sílaba "plex" sendo a tônica. Paroxítonas são acentuadas em casos específicos, mas "complexo" não é um deles, além de não ser proparoxítona.

Assim, a alternativa A é a correta, pois "prática" é a única palavra proparoxítona entre as opções apresentadas.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

São palavras cuja sílaba tônica é a antepenúltima. Exemplos: médica, música, lâmpada. Todas as proparoxítonas são acentuadas, independentemente da terminação.

Resumo das Regras:

  1. Oxítonas: acentuam-se as terminadas em A(s), E(s), O(s), Em/ens.
  2. Paroxítonas: acentuam-se as terminadas em R, N, L, X, Ps, Ã(s), Ão(s), I(s), Us, Um/uns, e ditongos.
  3. Proparoxítonas: todas são acentuadas.

Prática

1. Proparoxítonas

Todas são acentuadas.

Exemplo: lâmpada, fábula, próximo.

2. Paroxítonas

  • Acentuam-se quando terminadas em:
  • Ditongos crescentes: história, médio.
  • R: fácil, bônus.
  • L: útil, fácil.
  • N: hífen.
  • X: tórax.
  • PS: bíceps.
  • Ã(s): órgã(s).
  • ÃO(s): órfão(s).
  • UM, UNS: álbum, álbuns.

I, IS (quando precedidos de ditongo): fênix, táxi.

3. Oxítonas

  • Acentuam-se quando terminadas em:
  • A(s): sofá, sofás.
  • E(s): você, bebê.
  • O(s): avô, avós.

EM, ENS: também, parabéns

.4. Ditongos Abertos

  • Acentuam-se nas palavras oxítonas:
  • éi, éu, ói: anéis, chapéu, herói.

5. Hiatos

  • Acentuam-se I e U tônicos, sozinhos na sílaba ou seguidos de S, não precedidos de NH:

Saída, baú, juízes.

Fonte: Meus resumos

GAB-A

Prática

Você não é uma série de agachamentos, mas malho pensando em você o tempo todo.ESTUDE!!!

A alternativa que apresenta uma palavra proparoxítona é:

A Prática

Uma palavra proparoxítona é aquela cuja sílaba tônica é a antepenúltima. As outras alternativas não possuem a sílaba tônica na antepenúltima sílaba:

  • "Através" é uma palavra oxítona (a última sílaba é a tônica).
  • "Representação" é uma palavra paroxítona (a penúltima sílaba é a tônica).
  • "Complexo" é uma palavra paroxítona (a penúltima sílaba é a tônica).

~ Em busca da realeza

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo