O acetominofeno é um analgésico amplamente utilizado na prá...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1845826 Odontologia
O acetominofeno é um analgésico amplamente utilizado na prática médica e odontológica. Apesar de ser classificado como um inibidor da cicloxigenase, quase não apresenta atividade anti-inflamatória e é normalmente empregado para controle da dor leve a moderada.
Sobre este fármaco, analise as afirmativas a seguir.
I. Ele não interfere com o metabolismo hepático e pode ser utilizado com segurança em pacientes com insuficiência hepática. II. Deve ser administrado em sua forma de solução (gotas) nos pacientes que apresentam alergia aos sulfitos. III. É contraindicado para pacientes em uso de varfarina sódica, pelo risco de potencializar o efeito anticoagulante.
Está correto o que se afirma em
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: D - III, somente.

O acetominofeno, também conhecido como paracetamol, é um analgésico e antipirético bastante utilizado na prática clínica e odontológica. Sua principal função é o alívio da dor leve a moderada e a redução da febre. Diferentemente de outros medicamentos que inibem a cicloxigenase (COX), o acetominofeno não possui uma forte ação anti-inflamatória.

Agora, vamos analisar cada uma das afirmativas da questão:

I. Ele não interfere com o metabolismo hepático e pode ser utilizado com segurança em pacientes com insuficiência hepática.

Essa afirmativa está incorreta. Na verdade, o acetominofeno é metabolizado no fígado e pode, em doses elevadas, causar danos hepatotóxicos. Logo, ele deve ser utilizado com cautela em pacientes com problemas hepáticos.

II. Deve ser administrado em sua forma de solução (gotas) nos pacientes que apresentam alergia aos sulfitos.

Essa afirmativa está incorreta. A alergia aos sulfitos não está diretamente relacionada à forma de administração do acetominofeno. A escolha da forma do medicamento (como comprimido, gotas, etc.) deve considerar outros fatores, como a facilidade de administração ou a condição clínica do paciente.

III. É contraindicado para pacientes em uso de varfarina sódica, pelo risco de potencializar o efeito anticoagulante.

Essa afirmativa está correta. O acetominofeno pode potencializar o efeito anticoagulante da varfarina, aumentando o risco de sangramentos. Portanto, deve ser utilizado com cautela e, se necessário, sob rigoroso controle médico em pacientes que fazem uso de varfarina.

Resumo: A única afirmativa correta é a III, que destaca a contraindicação do uso de acetominofeno em pacientes que estão em tratamento com varfarina devido ao risco de interação medicamentosa.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

ACETAMINOFENO= PARACETAMOL.

Pacaretamol. Ou acetaminofeno

DIpirona ou Mwtamizol

Como o fígado é o órgão que sintetiza proteínas plasmáticas, TPO, e fatores da coagulação além de metabolizar a grande maioria dos fármacos, este sofre efeitos hepatotóxico do Acetominofeno quando em altas dosagens, interferindo na síntese dos metabólitos citados acima. Por tal motivo o uso concomitante do Acetominofeno e Varfarina potencializa o efeito anticoagulante da Varfarina.

É contraindicado em pacientes com problemas hepáticos, alérgicos a sulfitos (se empregado solução em gotas) e em uso contínuo de varfarina

Acetominofeno = Paracetamol Contra - Indicação • Hepatopatias / Histórico de Alcoolismo • Pacientes que usam Varfarina ( por ser metabolizada no fígado)

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo