[...] Não há dúvida de que todo o nosso conhecimento começa ...

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Q3128356 Filosofia
[...] Não há dúvida de que todo o nosso conhecimento começa com a experiência; do contrário, por meio de que a faculdade de conhecimento deveria ser despertada para o exercício senão através de objetos que toquem nossos sentidos e em parte produzem por si só suas próprias representações, em parte põem em movimento a atividade de nosso entendimento para compará-las, conectá-las ou separá-las e, desse modo, assimilar a matéria bruta das impressões sensíveis a um conhecimento dos objetos que se chama experiência? Segundo o tempo, portanto, nenhum conhecimento em nós precede a experiência, e todo o conhecimento começa com ela.
(KANT, 1980, I, 2, p. 23.)

O racionalismo é uma corrente filosófica que concebe a razão como a principal fonte do conhecimento. No entanto, segundo Kant:
Alternativas

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A alternativa correta é a A.

Para resolver a questão, é importante compreender o conceito filosófico de conhecimento empírico segundo Immanuel Kant. Kant argumenta que todo conhecimento começa com a experiência. Isso significa que, para ele, a experiência sensorial é o ponto de partida do conhecimento, pois é através dela que nossa capacidade de entender e conhecer é ativada.

Justificando a alternativa A: A frase "É incongruente pensar em ambos, conhecimento e experimentação, de forma total e permanentemente dissociada" está correta, pois reflete a ideia kantiana de que o conhecimento não pode ser completamente separado da experiência sensorial. Segundo Kant, mesmo que a razão desempenhe um papel crucial na organização e interpretação das experiências, o conhecimento sempre começa com a experiência.

Analisando as alternativas incorretas:

B: "A experiência sensorial/corporal é desconsiderada da compreensão dos fenômenos e da apreensão dos significados das coisas." Essa alternativa vai contra a concepção de Kant, pois ele considera justamente o contrário, que o conhecimento começa com a experiência sensorial.

C: "Quando o homem observa a realidade, ideias inatas, anteriores ao contato cultural, vêm à tona, ligadas principalmente à sua genética e ancestralidade." Esta alternativa reflete uma visão mais próxima do racionalismo ou do inatismo, que acredita em ideias inatas, algo que Kant discorda parcialmente. Para Kant, enquanto a capacidade de organização das experiências pode ser inata, o conteúdo do conhecimento deriva da experiência.

D: "No mundo inteligível, onde está o raciocínio e a intuição, não há lugar para conjecturas, experimentações e dubiedade de conclusões ou observações." Esta afirmação está mais alinhada com o pensamento platônico, que separa o mundo das ideias do mundo sensível, não refletindo a filosofia kantiana, que une sensibilidade e razão.

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