[...] No processo democrático de produção de normas jurídica...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3128358 Filosofia
[...] No processo democrático de produção de normas jurídicas, os cidadãos derrotados são obrigados a obedecer à lei, mas não são obrigados a seguir, com convicção racional, as normas às quais não deram o seu assentimento, pois seria muito tirânico exigir que minorias derrotadas ainda por cima fossem obrigadas a obedecer virtuosamente leis cuja legitimidade não reconhecem; ao contrário, o processo democrático de produção de leis deve permitir que as minorias possam aduzir novas razões no futuro, as quais sejam capazes de sensibilizar as antigas maiorias e se converterem em novas maiorias.
(DURÃO, 2015.)

Vivemos tempos sombrios e complexos como nunca na história recente de nossas democracias. Dentre os elementos capazes de explicar tais crises democráticas, podemos apontar:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: B - A negligência com o cuidado do bem comum e a insatisfação popular com muitas das regras e políticas públicas criadas à sua revelia.

Tema Central: A questão aborda as razões que podem explicar crises democráticas contemporâneas. O texto de apoio ressalta o papel do processo democrático em permitir que minorias apresentem novas razões e influenciem as maiorias, destacando os desafios enfrentados pelas democracias em tempos atuais.

Justificativa da Alternativa Correta:

A alternativa B está correta, pois menciona a negligência com o cuidado do bem comum e a insatisfação popular com as decisões políticas como fatores de crise. Esta análise está alinhada com a discussão sobre a importância de considerar as demandas e insatisfações da população para evitar o desgaste democrático. Quando as políticas são criadas sem considerar a vontade popular, isso pode gerar descontentamento e instabilidade.

Análise das Alternativas Incorretas:

A - A alternativa sugere a "negação da democracia como um todo", o que não condiz com a realidade dos países capitalistas, onde a democracia ainda é prevalente, apesar de suas dificuldades. Portanto, não é uma explicação plausível para as crises.

C - Esta opção fala sobre a "consciência plena" que leva a considerar os valores democráticos como inócuos, o que não reflete uma visão comum entre pensadores contemporâneos no contexto de crise democrática. A maioria ainda busca reformular e fortalecer a democracia, em vez de considerá-la ineficaz.

D - A alternativa menciona a autocracia como sistema ideal, o que contraria os princípios democráticos discutidos no texto. A crise democrática não se resolve com a substituição da democracia por autocracia, mas sim pelo fortalecimento e reforma dos processos democráticos.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo