O biodireito vem para regular a bioética no campo do jurídic...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3128359 Filosofia
O biodireito vem para regular a bioética no campo do jurídico, uma vez que esta lida com questões filosóficas, científicas e jurídicas, criando parâmetros legais de atuação. Não se pode olvidar que há de se ter sempre um elo entre as diversas áreas do conhecimento com o direito, como forma de legitimar e regular a atuação de profissionais e cientistas, além de coibir abusos, evitando, dessa forma, que o homem seja reduzido a um simples objeto de estudo na ânsia da descoberta daquilo que ainda é desconhecido pela ciência, vez que o alicerce do direito é a dignidade humana e por reflexo à vida.
(Disponível em: https://ambitojuridico.com.br/. Acesso em: novembro de 2024.)

A filosofia desempenha um papel decisivo nos debates sobre bioética. A filosofia pode contribuir de várias formas, como:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: A

Tema Central da Questão:

A questão aborda o papel da filosofia nos debates sobre bioética. Para resolvê-la, é necessário entender como a filosofia contribui para a formulação de conceitos e argumentos que podem guiar discussões éticas, especialmente em contextos complexos como o da bioética, que envolve questões éticas, científicas e legais.

Justificativa da Alternativa Correta:

A alternativa A é a correta porque descreve de forma precisa uma das funções principais da filosofia: definir ou clarificar conceitos e analisar argumentos, o que inclui a formação de princípios normativos. Na bioética, a filosofia ajuda a estruturar o raciocínio e a estabelecer bases sólidas para discussões sobre questões morais e éticas, oferecendo clareza e fundamentação nas decisões e debates.

Análise das Alternativas Incorretas:

B - A alternativa sugere que a filosofia poderia "exaurir" os temas e debates, o que não é uma função filosófica. A filosofia não busca esgotar um assunto, mas sim ampliá-lo e enriquecer o debate mediante a análise contínua e a formulação de novas perguntas.

C - Esta alternativa propõe que a filosofia define processos de tomada de decisão e exige cumprimento de regras de forma irrefutável, o que é incorreto. A filosofia, em vez de impor regras, proporciona uma base para a reflexão crítica, permitindo a consideração de múltiplas perspectivas antes de tomar decisões.

D - Sugerir que a filosofia "extermina" dúvidas e ideias contraditórias é oposto ao papel da filosofia, que valoriza a diversidade de pensamento e a crítica construtiva. A filosofia se alimenta de dúvidas e contradições para fomentar o progresso do conhecimento e da ética.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo