Acerca de normalização de dados, julgue o item subsecutiv...
Para que um esquema de relação R esteja na terceira forma normal, é suficiente que todo atributo A em R que não seja parte da chave primária seja completamente dependente em termos funcionais da chave primária de R.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: E - Errado
Para que um esquema de relação esteja na Terceira Forma Normal (3FN), não basta apenas que cada atributo não-chave seja completamente dependente da chave primária. É imperativo também que estes atributos não-chave sejam diretamente dependentes da chave primária, de forma a não existir dependências transitivas.
Em outras palavras, além da exigência de que a relação esteja na Segunda Forma Normal (2FN), onde não deve haver dependência parcial a uma chave primária composta, a 3FN requer que:
- Não há dependências funcionais de um atributo não-chave em relação a outro atributo não-chave.
- Os atributos não-chave devem depender apenas das chaves primárias, e não de outros atributos não-chave (o que caracterizaria uma dependência transitiva).
Assim, a afirmação do enunciado é insuficiente, pois ignora a possibilidade de haver dependências transitivas, que é justamente o que a 3FN se propõe a eliminar. Portanto, a alternativa correta é que o item é errado.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A condição descrita corresponde a 2FN (segunda forma normal), que veda a existência de dependência funcional parcial entre atributos não principais e as chaves, a fim de evitar anomalias de inserção, atualização e exclusão. Gabarito: errado.
falou em 3FN lembrar logo de dependência TRANSITIVA
ERRADO
Primeiro, tem que estar na 2FN. Depois a gente conversa.
VLW FLW
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo