A Síndrome de Cushing pode ser causada pela administração p...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa E - córticoesteroides é a correta.
A Síndrome de Cushing é um conjunto de sinais e sintomas causados pelo excesso de cortisol no organismo. Este excesso pode ocorrer de forma endógena, devido a problemas como tumores que estimulam a produção de cortisol pelas glândulas suprarrenais, ou de forma exógena, pela administração prolongada de córticoesteroides.
Córticoesteroides são medicamentos frequentemente utilizados para tratar uma variedade de condições inflamatórias e autoimunes. No entanto, o uso prolongado e em altas doses pode levar à Síndrome de Cushing, devido ao aumento dos níveis de cortisol no corpo, que resulta em sintomas como ganho de peso, hipertensão arterial, alterações na pele, e outras complicações metabólicas.
Agora, vamos analisar as alternativas incorretas:
A - antibiótico: Antibióticos são usados para tratar infecções bacterianas e não têm relação com a produção de cortisol ou com os efeitos colaterais típicos da Síndrome de Cushing.
B - antidepressivo: Antidepressivos são utilizados para tratar transtornos de humor e, embora possam ter efeitos colaterais, não estão associados ao desenvolvimento da Síndrome de Cushing.
C - ansiolítico: Ansiolíticos são medicamentos que ajudam a controlar a ansiedade. Assim como os antidepressivos, eles não influenciam os níveis de cortisol no corpo, portanto, não causam a Síndrome de Cushing.
D - anti-inflamatório não esteroide (AINE): AINEs são utilizados para reduzir a inflamação e aliviar a dor, mas não alteram o nível de cortisol no corpo, diferentemente dos córticoesteroides.
Portanto, é importante reconhecer que os córticoesteroides são os únicos entre as opções listadas que podem causar a Síndrome de Cushing quando administrados de forma prolongada.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Condição causada pela exposição a níveis elevados de cortisol por um longo período.
A causa mais comum é a utilização de esteroides, mas também pode ocorrer devido ao excesso de produção de cortisol pelas glândulas adrenais.
SÍNDROME DE CUSHING (HIPERCORTISOLISMO):
A síndrome de Cushing é causada pelo aumento nos níveis de glicocorticoide (geralmente pelo uso de corticoides, mas pode estar relacionada à produção de hormônio adrenocorticotrófico (ACTH) por uma neoplasia adrenal ou adenoma de hipófise).
Tem como característica o acúmulo de gordura na região dorso cervical (aspecto de "giba de búfalo") e na região facial (aspecto de "cara de lua"). Essa condição acomete mais mulheres jovens.
Outros sintomas são: hipertensão, hirsutismo (aumento de pelos no corpo da mulher), osteoporose, hiperglicemia com sede e poliúria e cicatrização inadequada.
Esses pacientes devem ter a pressão monitorada para a realização de procedimentos cirúrgicos. Pelo risco de úlcera péptica, no pós-operatório, devem ser evitados AINEs e aspirina para os que fazem uso de esteroides por período prolongado.
Tratamento: No caso de neoplasias o tratamento é a remoção da glândula, em caso de neoplasias inoperáveis, as drogas que inibem a síntese de cortisol, tais como o cetoconazol, a metirapona ou o aminoglutetimida, podem ser usadas para auxiliar no controle do excesso de produção do cortisol.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo