Traumatismos dento-alveolares são relativamente comuns na p...
I. Os elementos luxados não devem ser esplintados nos dentes adjacentes após o reposicionamento. II. Os dentes com rizogênese incompleta devem ser reposicionados com o auxílio de tracionamento ortodôntico. III. Os elementos que sofreram luxação intrusiva devem receber terapia endodôntica no prazo de 2 a 3 semanas para evitar reabsorção radicular externa.
Está correto o que se afirma em
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Os dentes decíduos que sofrem luxação intrusiva tendem a voltar a posição original entre 1 e 6 meses. Mas devem ser removidos caso tenham se deslocado no sentido do germe do dente Permanente (Verificar através de uma radiografia periapical modificada).
Os dentes permanentes que sofrem luxação intrusiva podem ser reposicionados pela ortodontia pois existe risco de anquilose.
Quando a erupção ortodôntica assistida é usada, o dente deve ser extruído lentamente, ao longo de 3 a 4 semanas. Uma vez que o dente esteja em posição na arcada dentária, ele é esplintado por 2 a 3 meses. Evidências atuais sugerem que a aplicação imediata da força ortodôntica é necessária para prevenir a anquilose em um dente intruído.8 A decisão de realizar o tratamento endodôntico é fundamentada nos achados durante o acompanhamento de cada caso.
Item I. Alguns clínicos defendem o reposicionamento cirúrgico e a esplintagem desses dentes; contudo, esse tratamento tem resultado em sérias consequências periodontais e pulpares. (Hupp)
Item II e III. O tratamento dos traumas intrusivos depende do estágio de desenvolvimento radicular. Se este não estiver completo, deve-se possibilitar que o dente intruído reerupcione. Esse processo deve ser conduzido por 3 meses e, caso a reerupção não ocorra, pode-se facilitar o processo pela extrusão ortodôntica. Nos casos em que o desenvolvimento radicular está completo e com os ápices fechados, é preciso reposicionar o dente e estabilizá-lo com contenção não rígida e iniciar o tratamento ortodôntico em aproximadamente 10 a 14 dias após o trauma. (Miloro)
Quando a erupção ortodôntica assistida é usada, o dente deve ser extruído lentamente, ao longo de três a quatro semanas. Uma vez que o dente esteja em posição na arcada dentária, ele é esplintado por dois a três meses. Evidências atuais sugerem que a aplicação imediata da força ortodôntica é necessária para prevenir a anquilose em um dente intruído. (Hupp)
No item I, temos uma afirmativa errada, pois o reposicionamento do elemento dentário é necessário, por meio de uma estabilização não rígida.
Já no item II, fala que nos casos de dentes com rizogênese incompleta, devem ser posicionados com tracionamento ortodôntico e na verdade, nesses casos opta-se pela reerupção espontânea, no período de três meses, somente caso não haja alterações, é que o tracionamento é indicado.
No Item III, a terapia endodontica é indicada, pois a taxa de reabsorção radicular é muito alta, segundo Miloro é de 96%. Fonseca, cita que exames radiográficos devem ser feitos a cada 3 meses, mas que a obturação definitiva deve ser realizada após 1 ano. Vale ressaltar, que nos casos de rizogênese incompleta, o tratamento endodôntico deve ser protelado, pela chance de regeneração pulpar.
Luxação intrusiva ou Intrusão:
De acordo com o IADT 2020:
- dentes com rizogênese incompleta:
- - aguardar reposicionamento espontâneo (ALTERNATIVA II). Caso não haja movimentação dentro de 4 semanas, realizar tracionamento ortodôntico.
- - condição pulpar: geralmente há revascularização espontânea. Entretanto se houver sinais de necrose ou reabsorção, realizar endodontia assim que a posição dentária permitir.
- dentes com rizogenêse completa:
- - se a intrusão for menor que 3mm: aguardar resposicionamento espontâneo. Caso não haja movimentação em 8 semanas: reposicionamento cirúrgico + contenção por 4 semanas (ALTERNATIVA I) ou ortodontia.
- se a intrusão for entre 3-7mm reposicionar cirurgicamente ou ortodonticamente.
- + 7mm: cirurgicamente.
- -condição pulpar: provavelmente sofrerá necrose. Realizar endodontia + medicação intracanal, após 2 semanas do trauma ou assim que a posição permitir. (ALTERNATIVA III)
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo