Releia o seguinte trecho: Nos EUA, uma estudante e blogueir...
INSTRUÇÃO: Leia o texto IV a seguir, para responder à questão.
TEXTO IV
Terra de ninguém
Nos EUA, uma estudante e blogueira ficou surpresa ao saber que um de seus textos fora publicado numa revista chamada Cooks Source.
A forma verbal destacada sugere um acontecimento
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (5)
- Comentários (7)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Esta questão engloba conhecimentos acerca dos modos verbais. Os modos verbais indicam a posição da pessoa falante em face da ação verbal. Os verbos podem ser utilizados de diferentes maneiras, conforme a significação que se quer transmitir.
Existem três modos verbais: o indicativo, o subjuntivo e o imperativo.
Modo indicativo
O modo indicativo transmite uma ação certa e real. A pessoa falante apresenta uma posição de certeza e segurança, exprimindo a ação com precisão.
Exemplos:
Ontem eu comprei um celular.
Nós estudaremos para o exame final.
Meu pai costumava dormir após o almoço.
Tempos verbais do modo indicativo
>> Presente
>> Pretérito imperfeito
>> Pretérito perfeito
>> Pretérito mais-que-perfeito
>> Futuro do presente
>> Futuro do pretérito
Modo subjuntivo
O modo subjuntivo transmite uma ação possível, porém incerta, que ainda não foi realizada e que está dependente de outra. A pessoa falante apresenta uma posição de dúvida, exprimindo a ação com imprecisão, visto ser apenas uma possibilidade.
Exemplos:
Ela está esperando que eu chegue.
Se você viesse agora poderíamos conversar.
Tempos verbais do modo subjuntivo
>> Presente
>> Pretérito imperfeito
>> Futuro
Modo imperativo
O modo imperativo transmite uma ordem, um pedido, uma exortação ou um conselho. O falante exige algo, exprimindo o que quer que outra pessoa faça.
Exemplos:
Traga as taças, por favor!
Não alimente os animais!
Tempos verbais do modo imperativo
>> Imperativo afirmativo
>> Imperativo negativo
Só que existem algumas particularidades em relação a certos tempos verbais. Por exemplo, no modo indicativo temos três passados (pretéritos) e um passado que pode se relacionar ao futuro (futuro do pretérito). Vejamos:
· Pretérito imperfeito do indicativo: se refere a uma ação anterior ao momento da fala e que, no tempo passado a que pertence, não foi finalizada, podendo ter sido, por exemplo, interrompida por outro acontecimento. Exemplo: Ele estava tomando banho quando sua mãe chegou do supermercado.
· Pretérito perfeito do indicativo: se refere a uma ação verbal que aconteceu num determinado momento do passado, tendo o seu início e o seu fim no passado. Exemplo: Ele tomou café e saiu.
· Pretérito mais-que-perfeito do indicativo: se refere a uma ação que se deu no passado e que ocorreu antes de outra, também no passado. Esse tempo é, geralmente, utilizado em situações formais ou em textos literários. Exemplo: Diogo falara de seus pais.
· Futuro do pretérito: por fim, temos um tempo que não necessariamente se refere ao passado, mas que expressa incerteza, sendo utilizado para se referir a algo que poderia ter acontecido posteriormente a uma situação no passado. Exemplo: Eu teria sido feliz naquela empresa.
Agora vejamos o enunciado:
Nos EUA, uma estudante e blogueira ficou surpresa ao saber que um de seus textos fora publicado numa revista chamada Cooks Source.
A forma verbal destacada sugere um acontecimento que ocorreu em qual tempo?
O verbo se refere a algo que aconteceu antes de uma coisa que também se deu no passado, configurando o emprego do pretérito mais-que-perfeito do verbo “ir" no modo indicativo. No caso, a forma verbal “fora" está conjugada na 3ª pessoa do singular. Sendo assim, nossa única resposta possível é a alternativa B.
Gabarito do professor: Letra B.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Fora é uma forma verbal tanto do verbo ser, como do verbo ir. Esses dois verbos apresentam formas verbais comuns em diversos tempos verbais, sendo distinguidas apenas pelo contexto da frase.
Fora indica a 1.ª ou a 3.ª pessoa do singular do pretérito mais-que-perfeito do indicativo do verbo ser ou do verbo ir. Fora deverá ser pronunciado com o fechado (ô).
Verbo ser - Pretérito mais-que-perfeito do indicativo:
(Eu) fora
(Tu) foras
(Ele) fora
(Nós) fôramos
(Vós) fôreis
(Eles) foram
Verbo ir - Pretérito mais-que-perfeito do indicativo:
(Eu) fora
(Tu) foras
(Ele) fora
(Nós) fôramos
(Vós) fôreis
(Eles) foram
GABARITO: B.
O pretérito mais-que-perfeito do indicativo é um tempo verbal empregado para indicar uma ação passada que ocorreu antes de outra, também no passado.
Faça das dificuldades sua motivação!
Gabarito na alternativa B
Solicita-se valoração semântica da forma verbal destacada em:
"Nos EUA, uma estudante e blogueira ficou surpresa ao saber que um de seus textos fora publicado numa revista chamada Cooks Source."
O verbo destacado é forma de pretérito mais-que-perfeito do indicativo, denotando a sobreposição de fatos passados, um fato passado anterior a outro fato também passado.
O valor do verbo pode ser observado no contexto: a locução de voz passiva "fora publicado" narra um fato passado que ocorreu antes da ação descrita em "ficou surpresa", igualmente passada.
GAB-B
Esses dois verbos apresentam formas verbais comuns em diversos tempos verbais, sendo distinguidas apenas pelo contexto da frase. Fora indica a 1. ª ou a 3. ª pessoa do singular do pretérito mais-que-perfeito do indicativo do verbo ser ou do verbo ir.
ESTRANHAMENTE CORRETO.!!!
" FORA" está conjugado no pretérito-mais-que-perfeito que representa um fato ocorrido no passado antes de outro fato ocorrido também no passado.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo