Em – O debate sobre as mudanças climáticas, com o perdão ...
*Cético do clima se 'converte' ao aquecimento global
O debate sobre as mudanças climáticas, com o perdão do trocadilho, esquentou. Richard Muller, climatologista e físico da Universidade da Califórnia, em Berkeley (EUA), afirma em novo estudo que há fortes evidências de que os seres humanos estão causando o aquecimento do planeta. Embora ainda considere infundado o alarmismo climático, o cientista se diz agora um “cético convertido". O posicionamento de Muller foi anunciado na semana passada em artigo no jornal New York Times e mostra que ainda há espaço para uma espécie de “troca de lados" no debate sobre as questões climáticas. Afinal, este é um campo de pesquisa relativamente jovem, que ganhou força apenas nos últimos 40 anos. Muller era um dos mais proeminentes “céticos do clima", como são chamados os cientistas que não se convenceram de que a atividade humana esteja provocando o aumento da temperatura do planeta. O que levou Muller a mudar de ideia foi uma pesquisa que ele próprio decidiu empreender, auxiliado por outros especialistas, utilizando uma nova metodologia. Em 2011, o grupo publicou os resultados e concluiu que, sim, o mundo está esquentando, e a melhor explicação para esse aquecimento é a emissão de gases que aceleram o efeito estufa, consequência da atividade humana. Muller pode ter deixado o clube dos “céticos do clima", mas ainda guarda boa distância do ativismo messiânico. E continua defendendo o ceticismo como postura científica: “É dever de um cientista ser cético. Ainda penso que muito, se não a maior parte, do que é atribuído à mudança climática é especulativo, exagerado ou simplesmente errado. Analisei algumas das afirmativas mais alarmistas e meu ceticismo sobre elas não mudou." * Cético = desconfiado, descrente; que duvida. (Disponível em: http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/ex-cetico... -afirma-que-aquecimento-global-e-causado-pelo-homem. Acesso em: 04. 08. 2012. Adaptado)
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (7)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão, que pede a alteração do tempo verbal da frase "O debate sobre as mudanças climáticas, com o perdão do trocadilho, esquentou." para o futuro.
O tema gramatical aqui é conjugação verbal. O verbo "esquentou" está no pretérito perfeito do indicativo, que indica uma ação concluída no passado. A tarefa é mudar esse verbo para o futuro do presente, que expressa uma ação que ainda vai ocorrer.
Agora, vamos verificar as alternativas:
- A - esquentasse: Esta é a forma verbal do pretérito imperfeito do subjuntivo, utilizada em contextos de ação hipotética ou dependente de outra ação. Não corresponde ao futuro do presente.
- B - esquentará: Esta é a forma correta no futuro do presente do indicativo, indicando que a ação de "esquentar" ocorrerá em um momento futuro. Portanto, esta é a alternativa correta.
- C - esquentava: Este é o pretérito imperfeito do indicativo, que indica uma ação contínua ou habitual no passado. Não se trata de uma ação futura.
- D - esquenta: Esta forma está no presente do indicativo, indicando uma ação que ocorre no momento da fala. Não é futuro.
- E - esquentar: Este é o infinitivo, usado para expressar a ação em si, sem indicar tempo ou pessoa. Não é a forma correta para indicar futuro.
Portanto, a alternativa correta é a letra B - esquentará, pois representa o futuro do presente, que é o tempo verbal solicitado para a frase.
Dica para o futuro: Sempre que precisar alterar o tempo de um verbo, identifique primeiro o tempo original e para qual tempo deve ser transformado. Isso ajuda a evitar erros comuns em questões como essa.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Nada mais simples.
Mas vamos ver quais os tempos verbais das outras alternativas:
a) esquentasse - PRETÉRITO IMPERFEITO DO SUBJUNTIVO
c) esquentava - PRETÉRITO IMPERFEITO DO INDICATIVO
d) esquenta - PRESENTE DO INDICATIVO
e) esquentar - FUTURO DO SUBJUNTIVO / INFINITIVO IMPESSOAL
Um abraço a todos!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo