‘Gripe aviária' e 'vaca louca' preocupam os frigoríficos bra...
‘Gripe aviária' e 'vaca louca' preocupam os frigoríficos brasileiros - Não está fácil a vida para os frigoríficos brasileiros. Além do temor da chegada da gripe aviária ao país, possibilidade cada vez mais real diante do avanço da doença na Argentina e no Uruguai, a confirmação pelo Ministério da Agricultura de um caso de “vaca louca” no Pará colocou as empresas em alerta máximo. A gravidade do episódio dependerá agora do resultado laboratorial das amostras do animal contaminado. Se for um caso atípico – que surge de forma espontânea no bovino, sem risco de disseminação para o rebanho –, a situação estará sob controle. Caso contrário, serão impostas barreiras comerciais. Por enquanto, as exportações para a China estão temporariamente suspensas graças a um protocolo sanitário assinado entre os dois países em 2015”
Texto retirado do jornal Estado de Minas, publicado em 24/02/2023, disponível em: https://www.em.com.br/app/colunistas/amauri-segalla/2023/02/24/interna_amauri_segalla,1461272/gripe-aviaria-e-vaca-louca-preocupam-os-frigorificos-brasileiros.shtml).
Além da Gripe aviária A (H5), que até o momento está na lista de doenças nunca registrada no Brasil, e da Encefalopatia Espongiforme bovina, são doenças que requerem notificação imediata de qualquer caso suspeito, segundo a instrução normativa nº 50, de 24 de setembro de 2013
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
triquinelose, peste suína clássica, carbúnculo hemático e febre aftosa.
A) triquinelose, peste suína clássica, carbúnculo hemático e febre aftosa.
B) leucose aviária, anemia infecciosa equina, estomatite vesicular, botulismo (Clostridium botulinum). (NOTFIFICAÇÃO MENSAL)
C) Carbúnculo sintomático/manqueira, raiva, cisticercose suína, toxoplasmose. (NOTFIFICAÇÃO MENSAL)
D) encefalite japonesa, febre do Nilo ocidental, leishmaniose e raiva. (NOTFIFICAÇÃO MENSAL)
E) mormo, pneumonia enzoótica (Mycoplasma hyopneumoniae), leptospirose e raiva. (NOTFIFICAÇÃO MENSAL)
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo