Deve-se ter cuidado ao adotar a demonstração do fluxo de cai...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q34579 Contabilidade Geral
Em relação à administração financeira, julgue os próximos itens.

Deve-se ter cuidado ao adotar a demonstração do fluxo de caixa pelo método direto, pois esse método dificulta para o usuário a avaliação da solvência da empresa.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O MÉTODO DIRETOPor este método, a DFC evidencia todos os pagamentos e recebimentos decorrentes das atividades operacionais da empresa, devendo apresentar os componentes do fluxo por seus valores brutos ao menos para os itens significativos de recebimentos e pagamentos. Segundo Campos Filho , este método também é conhecido como a abordagem das contas T (T Account Approuach), e consiste em classificar os recebimentos e pagamentos utilizando as partidas dobradas e tem como vantagem permitir a geração de informações com base em critérios técnicos livres de qualquer interferência da legislação fiscal. Neste método começa-se a explicação do caixa gerado pelas operações da empresa pelo recebimento das vendas.
O método direto demonstra os recebimentos e pagamentos derivados das atividades operacionais da empresa em vez do lucro líquido ajustado. Mostra efetivamente as movimentações dos recursos financeiros ocorridos no período. A demonstração pelo método direto facilita ao usuário avaliar a solvência da empresa, pois evidencia toda a movimentação dos recursos financeiros, as origens dos recursos de caixa e onde eles foram aplicados.Já o método indireto é aquele no qual os recursos provenientes das atividades operacionais são demonstrados a partir do lucro líquido, ajustado pelos itens considerados nas contas de resultado que não afetam o caixa da empresa.

Na verdade, GABRIELA BRITO, a sua explicação encontra-se em parte equivocada, na primeira frase, pois essa é a descrição do método indireto.

“O método indireto consiste na demonstração dos recursos provenientes das atividades operacionais a partir do lucro líquido, ajustado pelos itens que afetam o resultado (tais como depreciação, amortização e exaustão), mas que não modificam o caixa da empresa”. (BARBIERI, 1987). 

Simplificando:

Método direito: instrumento de trabalho; serve para identificar quando terá faltas ou sobras de caixa.

Ou seja, ajuda o usuário a identificar a solvência (o poder de pagar aquilo que a empresa deve)

Se o método direto prejudica a análise sobre a solvência, de certo, a STN (Órgão central do SIAFI e Contab.Púb.Federal), não o recomendaria no MCASP.

Bons estudos.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo