Em criminalística, vestígio é um conceito amplamente utiliza...
Em criminalística, vestígio é um conceito amplamente utilizado e o seu correto entendimento auxilia na realização da perícia como um todo. Pode-se dizer que vestígio é o produto da ação do agente provocador, sendo, portanto, todos os elementos encontrados no local do crime, que após estudado e interpretado pelos peritos, possa vir a se transformar em prova. Quantos aos aspectos relativos à idoneidade, um vestígio dito ilusório é aquele que:
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GAB. D
VESTÍGIO VERDADEIRO: é uma depuração total dos elementos encontrados no local do crime, pois somente o são aqueles produzidos diretamente pelos atores da infração e, ainda, que sejam produtos direto das ações do cometimento do delito em si.
VESTÍGIO ILUSÓRIO: todo elemento encontrado no local do crime que não esteja relacionado às ações dos atores da infração e desde que a sua produção não tenha ocorrido de maneira intencional.
VESTÍGIO FORJADO: todo elemento encontrado no local do crime, cujo autor teve a intenção de produzi-lo, com o objetivo de modificar o conjunto dos elementos originais produzidos pelos atores da infração.
fonte: https://conteudojuridico.com.br/consulta/Artigos/15126/idoneidade-do-vestigio
Gabarito D
Um vestígio verdadeiro é aquele vestígio produzido pelo infrator e encontra-se intimamente ligado ao evento delituoso, já o vestígio ilusório trata-se de um vestígio que foi produzido de forma não intencional e não possui correlação com o evento em tela analisado, e por fim o vestígio forjado é aquele vestígio produzido de forma intencional, com o objetivo de modificar o conjunto dos elementos originais produzidos pelo infrator.
Retroceder Nunca Render-se Jamais !
Força e Fé !
Fortuna Audaces Sequitur !
Ilusório: encontrado por acaso no local de crime, devendo ser descartado depois dos exames, quando constatada ausência de relação com o fato investigado;
Forjado: sem guardar relação com o fato, foi maliciosamente posto no local de crime com o intuito de induzir o erro. O vestígio forjado, ocorre quando alguém deixa um vestígio de propósito, para induzir a erro a perícia. Exemplo: homicídio em que o autor deu um tiro na vítima e quer forjar um suicídio;
Verdadeiro: guardam verdadeiramente relação com os fatos investigados, podendo contribuir para elucidação do caso
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo