Com relação aos direitos e às garantias fundamentais na CF, ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q985460 Direito Constitucional

Com relação aos direitos e às garantias fundamentais na CF, julgue o item que se segue.


A CF assegura expressamente o direito fundamental ao duplo grau de jurisdição.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Trata-se de questão acerca dos direitos individuais e coletivos.

O princípio do duplo grau de jurisdição não é uma garantia constitucional expressa na CF/88.

Isso fica claro na competência originária do STF processar e julgar Presidente da República, deputados, senadores etc. sem possibilidade de recurso por parte dos réus contra a decisão condenatória.

Se a própria Constituição admite a existência de instância única, é porque ela não consagrou o princípio do duplo grau de jurisdição como garantia constitucional do indivíduo.

Portanto, a assertiva está incorreta.

GABARITO DO PROFESSOR: errado.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O duplo grau de jurisdição não é expresso na CF, tem caráter materialmente constitucional em razão da Convenção Americana de Direitos Humanos

Gabarito: Errado

-----

O duplo grau de jurisdição é postulado constitucional, consectário do devido processo legal. Consiste na possibilidade de impugnar-se a decisão judicial para que seja reexaminada pelo mesmo ou por outro órgão jurisdicional.

Apesar de não estar expressamente previsto, a Constituição alberga o duplo grau de jurisdição como garantia constitucional decorrente do devido processo legal. Tem-se, portanto, que o duplo grau de jurisdição é uma construção doutrinária, a fim de melhor garantir a essência do substantive due process of law. Prestigia-se, dessa forma, o modelo de organização processual em que todo litígio pode ser submetido a dois órgãos julgadores diversos.

O designativo “duplo” remonta a idéia de duplicidade, já o termo “grau” nos remete a estágios sucessivos, hierarquia. Desse modo, via de regra, a decisão judicial é analisada por órgão hierarquicamente superior.

-----

Fonte; ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=1278

É previsto no PACTO DE SAN JOSE DA COSTA RICA (ou "Declaração Americana dos Direitos e Deveres do Homem), em seu Art. 8º, 2, h:

"Artigo 8º - Garantias judiciais

2. Toda pessoa acusada de um delito tem direito a que se presuma sua inocência, enquanto não for legalmente comprovada sua culpa. Durante o processo, toda pessoa tem direito, em plena igualdade, às seguintes garantias mínimas:

h) direito de recorrer da sentença a juiz ou tribunal superior."

A doutrina vem apresentando ampla divergência em considerar o duplo grau de jurisdição como um princípio de processo inserido na Constituição Federal , vez que não há expressa previsão no texto constitucional 

Duplo grau de jurisdição é um  do  que garante, a todos os cidadãos , a reanálise de seu processo,  ou , geralmente por uma  superior.

GAB-E

abarito: Errado

-----

O duplo grau de jurisdição é postulado constitucional, consectário do devido processo legal. Consiste na possibilidade de impugnar-se a decisão judicial para que seja reexaminada pelo mesmo ou por outro órgão jurisdicional.

Apesar de não estar expressamente previsto, a Constituição alberga o duplo grau de jurisdição como garantia constitucional decorrente do devido processo legal. Tem-se, portanto, que o duplo grau de jurisdição é uma construção doutrinária, a fim de melhor garantir a essência do substantive due process of law. Prestigia-se, dessa forma, o modelo de organização processual em que todo litígio pode ser submetido a dois órgãos julgadores diversos.

O designativo “duplo” remonta a idéia de duplicidade, já o termo “grau” nos remete a estágios sucessivos, hierarquia. Desse modo, via de regra, a decisão judicial é analisada por órgão hierarquicamente superior.

-----

Fonte; ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=1278

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo