Em relação ao Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC), analise...
Em relação ao Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC), analise as assertivas abaixo:
I. A taxa de TOC entre parentes de primeiro grau de adultos com o transtorno é aproximadamente duas vezes a de parentes de primeiro grau daqueles sem o transtorno. No entanto, quando o parente apresenta TOC na infância, a taxa é aumentada em 10 vezes.
II. Abuso físico e sexual na infância não está associado ao aumento significativo do risco de TOC, diferentemente do que ocorre em relação aos transtornos de humor, especialmente o transtorno depressivo recorrente.
III. É um transtorno que costuma ser crônico, com períodos de exacerbação e melhora dos sintomas. Porém, até 40% dos pacientes com TOC com início na infância ou na adolescência podem experimentar remissão até a idade adulta.
IV. A presença de um diagnóstico de TOC exclui, por definição, a presença de um diagnóstico de transtorno de personalidade obsessivo-compulsiva.
V. O TOC pode ser especificado, em relação à capacidade de crítica do paciente, entre com insight bom ou razoável e com insight pobre. Os casos diagnosticados como TOC com insight ausente e/ou crenças delirantes, devem receber um diagnóstico de algum transtorno psicótico e não de TOC.
Quais estão corretas?