A isquemia miocárdica é um distúrbio onda há um desbalanço ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2113800 Medicina
A isquemia miocárdica é um distúrbio onda há um desbalanço entre o consumo e o suporte de sangue e oxigênio. Considerando a fisiopatologia do infarto, examine as seguintes assertivas:

I. Os principais determinantes do consumo miocárdico são a frequência cardíaca, a contratilidade miocárdica e a tensão na parede miocárdica.
II. A maior resistência ao fluxo coronariano se faz principalmente nos vasos coronarianos epicárdicos.
III. Alterações fisiológicas da pressão arterial não interferem no fluxo coronariano.
IV. Normalmente os vasos intramiocárdicos de resistência demonstram uma grande capacidade de dilatação como, por exemplo, no exercício.

Estão corretas as assertivas: 
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A resposta correta é a alternativa C - I e IV apenas. O consumo miocárdico é determinado por diversos fatores, incluindo a frequência cardíaca, a contratilidade miocárdica e a tensão na parede miocárdica, como afirmado na assertiva I. Já a assertiva II está incorreta, porque a maior resistência ao fluxo coronariano ocorre nos vasos intramiocárdicos. A assertiva III também está incorreta, pois alterações fisiológicas da pressão arterial podem interferir no fluxo coronariano. Por fim, a assertiva IV está correta, pois os vasos intramiocárdicos de resistência possuem grande capacidade de dilatação, especialmente durante o exercício, para aumentar o fluxo sanguíneo e suprir as necessidades de oxigênio do miocárdio.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo