No que concerne à ética no serviço público, julgue o item a ...
No que concerne à ética no serviço público, julgue o item a seguir.
A moralidade na administração pública está circunscrita à dicotomia entre bem e mal, devendo ser guiada pela realização exclusiva dos interesses do Estado.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (13)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão que trata sobre a moralidade na administração pública.
Tema central: O foco é a moralidade no serviço público, que envolve a ética e a realização dos interesses públicos. A questão sugere que a moralidade se resume à escolha entre bem e mal e que deve servir somente aos interesses do Estado.
Alternativa correta: E - errado
Justificativa:
- A afirmação da questão está incorreta porque a moralidade administrativa não se limita apenas à dicotomia entre bem e mal. Ela envolve valores éticos mais amplos, como a transparência, a imparcialidade e o interesse público em benefício da sociedade, e não apenas do Estado como ente abstrato.
- Além disso, a ética na administração pública deve considerar o bem-estar coletivo e os direitos dos cidadãos, não apenas os interesses do Estado.
Por que as outras alternativas estão incorretas:
- A alternativa "C - certo" está incorreta porque validaria a visão estreita sobre moralidade como dicotomia entre bem e mal e a restrição aos interesses do Estado. A ética pública é mais complexa e inclui considerar o impacto das decisões sobre a sociedade como um todo.
Para resolver questões como esta, é importante refletir sobre os princípios éticos que guiam a administração pública, que vão além de uma simples dicotomia e consideram uma gama mais ampla de valores e interesses.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Exclusiva ao interesses dos estado não, deve se guiar pelos interesses da população como um todo e não somente aos interesses do estado.
III - A moralidade da Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da idéia de que o fim é sempre o bem comum. O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo.
A palavra "circunscrita" é um limitador, o que já seria um erro. O interesse também não é só do Estado, as ações precisam visar o bem comum.
ANEXO
Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal
CAPÍTULO I
DECRETA:
Art. 1° Fica aprovado o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, que com este baixa.
Seção I
Das Regras Deontológicas = FAMOSO ( ZE-DEDICA)
I - A dignidade, o decoro, o zelo, a eficácia e a consciência dos princípios morais são primados maiores que devem nortear o servidor público, seja no exercício do cargo ou função, ou fora dele, já que refletirá o exercício da vocação do próprio poder estatal. Seus atos, comportamentos e atitudes serão direcionados para a preservação da honra e da tradição dos serviços públicos.
II - O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto, consoante as regras contidas no ART 37,CAPUT , e PARAGRAFO 4º, DA CF.
III - A moralidade da Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da idéia de que o fim é sempre o bem comum. O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo.
......
O QUE SÃO REGRAS DEONTOLÓGICAS?
As Regras deontológicas referem-se ao conjunto de princípios e regras de conduta
— os deveres — inerentes a determinado grupo profissional. Assim, cada classe profissional está sujeita a uma deontologia própria a regular o exercício de sua profissão (deveres inerentes à função), conforme o Código de Ética de sua categoria. Neste caso, é o conjunto codificado das obrigações impostas aos profissionais de uma determinada área, no exercício de sua profissão.
NÃO SE LIMITA ENTRE O BEM E O MAL
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo