Sobre os conceitos de criptografia, é correto afirmar que
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: B
A questão aborda conceitos fundamentais de criptografia, especificamente comparando criptografia simétrica e criptografia assimétrica. Para resolver essa questão, é necessário entender as características e diferenças principais entre esses dois tipos de criptografia.
Justificativa da Alternativa Correta (B):
A alternativa B afirma que, "apesar de consumir mais recursos computacionais que a criptografia simétrica, a criptografia de chave pública apresenta grande vantagem em relação à segurança do processo de distribuição de chaves."
Isso está correto. A criptografia de chave pública, também conhecida como criptografia assimétrica, usa um par de chaves (uma pública e uma privada). A chave pública pode ser distribuída livremente, enquanto a chave privada é mantida em segredo. Essa abordagem facilita muito o processo de distribuição de chaves, pois não há necessidade de um canal seguro para distribuir a chave pública. A criptografia simétrica, por outro lado, requer que ambas as partes compartilhem a mesma chave secreta, o que pode ser logisticamente complicado e menos seguro.
Análise das Alternativas Incorretas:
Alternativa A: Afirmar que a "criptografia de chave pública é mais segura contra criptoanálise do que a criptografia simétrica" é incorreto de forma generalizada. A segurança depende do algoritmo específico e do tamanho das chaves utilizadas. Em muitos casos, a criptografia simétrica pode ser muito segura se usar chaves suficientemente longas e algoritmos robustos.
Alternativa C: A afirmação de que "os algoritmos de criptografia (simétrica e assimétrica) apresentam o mesmo nível de resistência quando utilizam chaves de mesmo tamanho" é falsa. Tipicamente, a criptografia assimétrica exige chaves muito maiores para alcançar um nível de segurança equivalente ao da criptografia simétrica. Por exemplo, uma chave de 256 bits na criptografia simétrica pode ser considerada tão segura quanto uma chave de 2048 bits na criptografia assimétrica.
Alternativa D: A declaração de que "a criptografia de chave pública praticamente substituiu os algoritmos de chave simétrica para aplicações web que necessitam de transferência segura de dados através da internet" é incorreta. Na prática, ambas as técnicas são frequentemente usadas em conjunto. Por exemplo, no protocolo HTTPS, a criptografia assimétrica é usada inicialmente para trocar uma chave simétrica, que é então usada para a comunicação contínua devido à sua maior eficiência computacional.
Espero que esta explicação tenha esclarecido suas dúvidas sobre o tema e a questão. Se precisar de mais alguma coisa, estou à disposição para ajudar!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
- a) a criptografa de chave pública é mais segura contra criptoanálise do que a criptografa simétrica. ERRADA: ambos os métodos de criptografia (simétrico e assimétricos) possuem alta segurança e dificuldades em um processo de criptoanálise. Depende mais do algorítimo e do tamanho da chave. Veja o caso do algorítimo AES (usa chaves simétricas, porém com um tamanho de chave de no mínimo 128 bits é extraordinariamente seguro)
- b) apesar de consumir mais recursos computacionais que a criptografa simétrica, a criptografa de chave pública apresenta grande vantagem em relação à segurança do processo de distribuição de chaves. CERTA: é óbvio que um processo de criptografia e descriptografia envolvendo 4 chaves (2 públicas e 2 privadas) consome mais recursos computacionais, o que e o caso da criptografia assimétrica. Porém, existe uma vantagem clara, no processo de tráfego somente de chaves públicas.
- c) os algoritmos de criptografa (simétrica e assimétrica) apresentam o mesmo nível de resistência quando utilizam chaves de mesmo tamanho. ERRADA: Abstraindo outros fatores que também são importante para a resistência/segurança de uma mensagem cifrada, é sabido que ao se comparar a força/resiliência de uma chave simétrica por exemplo de 256 bits com uma chave assimétrica de igual tamanho, a resistência daquela é muito maior que a desta. Assim, para que se tenha igual resistência seria necessário uma chave assimétrica maior que a chave simétrica de 256 bits (créditos do colaborador Leonardo Marcelino Teixeira.)
- d) a criptografa de chave pública praticamente substituiu os algoritmos de chave simétrica para aplicações web que necessitam de transferência segura de dados através da internet. ERRADA: Ambos algorítmos ainda são extensamente utilizados, não pode-se concluir tal afirmativa!
Essa letra a ficou ambígua também, uma vez que no algoritmo de criptografia de chave pública há duas chaves.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo