Os coronavírus são uma grande família de vírus comuns em mu...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1676969 Biologia
Os coronavírus são uma grande família de vírus comuns em muitas espécies diferentes de animais, incluindo camelos, gado, gatos e morcegos. Raramente, os coronavírus que infectam animais podem infectar pessoas, como exemplo do MERS-CoV e SARS-CoV. Recentemente, em dezembro de 2019, houve a transmissão de um novo coronavírus (SARSCoV-2), o qual foi identificado em Wuhan na China e causou a COVID-19, sendo em seguida disseminada e transmitida pessoa a pessoa. (Fonte: Ministério da Saúde). No Brasil, do dia 27 de Março de 2020 a 19 de Janeiro de 2021, foram contabilizados 8.573.564 de casos, deste total, 7.518.846 se recuperaram da doença e 211.491 pessoas vieram a óbito (Fonte: Ministério da Saúde). Para evitar ser contaminado pelo novo coronavírus é necessário:
I. Utilize máscara o tempo todo. II. Depois de usar o banheiro, nunca deixe de lavar as mãos com vinagre, água e sabão e sempre limpe o vaso mantendo a tampa aberta, pia e demais superfícies com vinagre, água sanitária. III. Mantenha a janela fechada para evitar a circulação de ar do ambiente usado para isolamento e a porta fechada, limpe a maçaneta frequentemente com álcool 70%, água sanitária, ou outro produto. IV. Caso o paciente não more sozinho, recomenda-se que os demais moradores da residência durmam em outro cômodo. V. Limpe os móveis da casa frequentemente com água sanitária ou álcool 70%. VI. Mantenha a distância mínima de 1 metro e meio entre pessoas. VII. O lixo produzido precisa ser separado e descartado em qualquer lugar. VIII. Separe toalhas de banho, garfos, facas, colheres, copos e outros objetos apenas para seu uso. IX. Se uma pessoa da casa tiver diagnóstico positivo, todos os moradores devem ficar em distanciamento conforme orientação médica e ir trabalhar de máscara. X. Evite compartilhar sofás e cadeiras e realize limpeza e desinfecção frequente com água sanitária ou álcool 70%. XI. Se for preciso cozinhar, use máscara de proteção, cobrindo boca e nariz todo o tempo.
As recomendações acima foram retiradas do site do Ministério da Saúde, porém, as que não se enquadram como corretas são:
Alternativas