Sobre gerenciamento de processos no sistema operacional Linu...
I. O PID do processo init é automaticamente atribuído ao PPID de processos que se tornam órfãos.
II. Processo zombie é a nomenclatura atribuída ao processo que possui autonomia própria, comportamento errático e que nunca termina sua execução, consumindo recursos do sistema indistintamente.
III. A prioridade de execução de um processo é indicada por um número que tem variação de -20 a 19 e quanto menor for este número, maior será a prioridade do processo.
Está correto o que se afirma em
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: D - I e III, apenas.
Vamos destrinchar cada afirmativa para compreender o motivo da alternativa D ser a correta:
Afirmativa I: Esta afirmativa é verdadeira. No sistema operacional Linux, quando um processo pai termina sua execução e deixa processos filhos ainda em execução (processos órfãos), o sistema atribui esses processos ao PID do processo init ou ao processo systemd em sistemas mais recentes. O init ou systemd são os primeiros processos iniciados pelo kernel e têm PID 1. Eles passam a ser os novos pais desses processos órfãos.
Afirmativa II: Esta afirmativa é falsa. Na verdade, um processo zombie no Linux é um processo que finalizou sua execução, mas ainda permanece na tabela de processos porque o processo pai não leu o status de saída deste processo filho. Um processo zombie não consome recursos da CPU ou memória principal, pois já finalizou sua execução. Eles são basicamente registros "mortos" esperando para serem removidos da tabela de processos.
Afirmativa III: Esta afirmativa é verdadeira. A prioridade de execução de um processo no Linux é chamada de "nice value" e varia de -20 a 19. O valor nice de -20 é o mais alto nível de prioridade e 19 é o mais baixo. Portanto, quanto menor o número, mais prioritário é o processo, o que lhe dá mais acesso ao processador em relação a outros processos com valores nice mais altos.
Em resumo, as afirmativas I e III estão corretas, o que confirma a alternativa D como a resposta certa para a questão.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Em sistemas operativos Unix um processo zombie é um processo que já foi completamente executado mas ainda se encontra na tabela de processos do sistema operativo, permitindo o processo que o criou ler o seu valor de saída.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Processo_zombie
O init torna-se pai, por adoção, de todos os processos cujo processo pai foi finalizado abruptamente.
Letra D
Complementado quanto ao processo Zombie
"Quando um processo termina, a memória a ele associada é libertada, no entanto a informação sobre esse processo continua disponível, embora ele já não exista. Normalmente os processos zombie não duram muito tempo já que o sinal SIGCHLD é emitido quando ele entra nesse estado, possibilitando ao processo pai saber quando isso acontece para ler as informações necessárias."
I. O PID do processo init é automaticamente atribuído ao PPID de processos que se tornam órfãos. (CORRETA) - PID=id do processo. PPID - id do processo pai. Um processo ófão ocorre quando um processo pai termina mas o filho continua executando, quando isso acontece o processo init "adota" o filho atribuindo a ele um PPID.
II. Processo zombie é a nomenclatura atribuída ao processo que possui autonomia própria, comportamento errático e que nunca termina sua execução, consumindo recursos do sistema indistintamente. (ERRADA) - Processo zumbi é aquele que foi encerrado mas ainda consta na tabela de processos. Ele NÃO consome recursos.
III. A prioridade de execução de um processo é indicada por um número que tem variação de -20 a 19 e quanto menor for este número, maior será a prioridade do processo. (CORRETA) - Todos os processos do Linux possuem prioridades de execução, variando em uma escala que vai de 19 (menos significativa) a -20 (mais significativa). Por padrão, os processos executados por um usuário ganham a prioridade 0, mas por meio do comando renice é possível alterar esse valor para algum nível entre 0 e 19. Apenas o usuário administrador (root) é capaz de ir além, alterando prioridades de qualquer processo e chegando até o nível máximo de -20.
GABARITO ITEM D
https://canaltech.com.br/linux/conheca-6-comandos-para-gerenciar-processos-do-linux/
renice: altera a prioridade de um processo já iniciado (se não iniciado, usa-se o comando nice).
a prioridade de execução de um processo é indicada por um número que tem variação de -20 a 19 e quanto menor for este número, maior será a prioridade do processo.
sudo renice -20 -p 1024 (aumenta a prioridade de execução do processo 1024)
-20: prioridade máxima.
19: prioridade mínima.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo