Acerca da Lei n.º 5.081/1966, do Regimento Interno d...
Acerca da Lei n.º 5.081/1966, do Regimento Interno do Conselho Regional de Odontologia do Amazonas (CRO‐AM), da Lei n.º 4.324/1964 e da Resolução CFO n.º 63/2005, julgue o item
O exercício da odontologia no território nacional só é
permitido ao cirurgião‐dentista habilitado por faculdade
oficial ou reconhecida após o devido registro de diploma
no Ministério da Educação, sendo dispensável a
inscrição no Conselho Regional de Odontologia sob cuja
jurisdição se achar o local de sua atividade.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é Errado (E).
A questão aborda o exercício legal da odontologia no Brasil, conforme estabelecido pelas leis e regulamentos que regem a profissão. Mais especificamente, foca-se na exigência de registro do cirurgião-dentista em órgãos oficiais para o exercício legal da profissão.
De acordo com a Lei n.º 5.081/1966, que regula o exercício da odontologia no Brasil, não basta apenas que o cirurgião-dentista tenha sua formação reconhecida por uma faculdade oficial ou tenha seu diploma registrado no Ministério da Educação. É **obrigatório** também que ele esteja inscrito no Conselho Regional de Odontologia (CRO) na jurisdição onde irá atuar.
A inscrição no CRO é um passo essencial, pois é este órgão que fiscaliza, regulamenta e zela pela ética e qualidade dos serviços odontológicos prestados. Assim, a afirmação de que a inscrição no CRO é dispensável está incorreta, conforme indicado pela opção Errado (E).
Portanto, é essencial que o candidato compreenda que tanto o registro do diploma quanto a inscrição no CRO são requisitos indispensáveis para o exercício legal da odontologia no Brasil. Ignorar esta exigência pode levar a práticas ilegais e sanções éticas e legais.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
```Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Art. 2º da Lei n.º 5.081/1966
Art. 2º. O exercício da Odontologia no território nacional só é permitido ao cirurgião-dentista habilitado por escola ou faculdade oficial ou reconhecida, após o registro do diploma na Diretoria do Ensino Superior, no Serviço Nacional de Fiscalização da Odontologia, na repartição sanitária estadual competente e inscrição no Conselho Regional de Odontologia sob cuja jurisdição se achar o local de sua atividade.
Gabarito: ERRADO
Sendo dispensável a inscrição no Conselho Regional de Odontologia sob cuja jurisdição se achar o local de sua atividade. DISPENSÁVEL DEIXA A QUESTÃO ERRADA!
SENDO INDISPENSÁVEL! A QUESTÃO ESTARIA CORRETA.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo