Os servidores públicos podem ocupar cargo público, emprego p...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q465654 Direito Administrativo
Os servidores públicos podem ocupar cargo público, emprego público ou função pública. Distinguem-se essas categorias, de forma não exaustiva, porque
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vejamos cada assertiva, individualmente, à procura da correta:  

a) Certo: de fato, em se tratando de funções de “livre provimento", está correto afirmar que os servidores indicados para ocupá-las não se submetem a concurso público (art. 37, II, parte final, CF/88). Mesmo que se entenda que a Banca pretendeu se referir apenas às funções de confiança (e não aos cargos em comissão), e sendo bem verdade que estas (as funções de confiança) devem ser desempenhadas por servidores ocupantes de cargo efetivo (concursados, pois), é de se ter em conta que, a despeito de terem prestado concurso público anteriormente, não se exige novo concurso no que tange ao desempenho, especificamente, da função de confiança. Tanto assim o é que são de “livre provimento", como expressamente mencionado no texto constitucional, o que torna acertada a afirmativa. Ademais, referidas funções destinam-se a atribuições de direção, chefia e assessoramento (art. 37, V, CF/88). Do mesmo modo, os servidores temporários submetem-se a um processo seletivo simplificado (art. 3º, Lei 8.745/93), procedimento este que não se equipara a genuíno concurso público. Por fim, está certo afirmar que há normas que não se aplicam indistintamente aos dois tipos de função. A própria Lei 8.745/93 destina-se aos servidores temporários, e não àqueles ocupantes de funções de confiança.  

b) Errado: evidentemente, a assertiva está em rota de colisão com o princípio do concurso público (art. 37, II, CF/88), na medida em que afirma, genericamente, ser possível dispensar concurso público para a contratação de servidores.  

c) Errado: novamente, ignorou-se solenemente a regra geral, vigente em nosso ordenamento jurídico, que consiste na necessidade de prévio concurso público, porquanto afirmou-se ser possível contratar servidores mediante dispensa de tal procedimento seletivo.  

d) Errado: de novo, é óbvio que os servidores devem, em regra, submeter-se a concurso público, sendo a nomeação direta mera exceção, somente aplicável a cargos em comissão e funções de confiança.  

e) Errado: o art. 37, II, CF/88 é expresso ao abranger tanto os cargos quanto os empregos públicos.  

Resposta: A

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Cargo público é o lugar dentro da organização funcional da Administração Direta e de suas autarquias e fundações públicas que, ocupado por servidor público, submetidos ao regime estatuário, tem funções específicas e remuneração fixada em lei ou diploma a ela equivalente.
Para Celso Antonio Bandeira de Melo são as mais simples e indivisíveis unidades de competência a serem titularizadas por um agente. São criados por lei, previstos em número certo e com denominação própria.

A função pública é a atividade em si mesma, é a atribuição, as tarefas desenvolvidas pelos servidores. São espécies:
Funções de confiança, exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo, e destinadas ás atribuições de chefia, direção e assessoramento;Funções exercidas por contratados por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público, nos termos da lei autorizadora, que deve advir de cada ente federado.

Empregos públicos são núcleos de encargos de trabalho permanentes a serem preenchidos por pessoas contratadas para desempenhá-los, sob relação jurídica trabalhista e somente podem ser criados por lei. 

Logo, o servidor público aprovado em concurso público, com vínculo estatutário, tem cargo e exerce função e os servidores públicos regidos pela CLT exercem função, mas não ocupam cargos.
:p

Leia mais: http://jus.com.br/forum/140027/qual-a-diferenca-entre-cargo-emprego-e-funcoes-publicas#ixzz3QgZ5pUSR

Gab A ? 

Os servidores ocupantes de cargo em confiança não se submetem a concurso público ? KKKKKKKKK

FUNÇÃO DE CONFIANÇA é pra quem tem cargo efetivo e fez concurso público.

Cargo EM COMISSÃO é pra quem não prestou concurso público.

Já vi questões aqui que colocam que o servidor temporário também precisa fazer concurso, não entendi a alternativa A.

Assim como os colegas acima não entendi o gabarito, função de confiança é para concursado, os cargos em comissão para não concursado, assim fica a pergunta, qual razão desse gabarito???  E acabei de visitar o site da FCC atras do gabarito oficial, e consta "A" mesmo...

:(

Essa questão deveria ser anulada, pois vai de encontro ao artigo 38, V da CF/1988 que define função de confiança como exclusiva de servidor de cargo efetivo, que por sua vez é provido mediante a realização de concurso público.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo