O princípio do equilíbrio orçamentário, segundo algumas esco...
os itens de 62 a 65.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (7)
- Comentários (19)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão sobre o princípio do equilíbrio orçamentário no contexto da administração financeira e orçamentária pública.
A questão discute se, em situações de crises econômicas, o princípio do equilíbrio orçamentário deve ser ignorado em favor de uma intervenção ativa do governo na economia. No caso do Brasil, a questão sugere que os debates sobre equilíbrio orçamentário estão limitados ao PPA (Plano Plurianual). O gabarito indica que a alternativa correta é a letra E (errado).
Justificativa da Alternativa Correta (E - Errado):
O princípio do equilíbrio orçamentário é um dos pilares da responsabilidade fiscal, e, embora existam situações em que o governo pode afastar-se temporariamente desse princípio para estimular a economia (como em crises), no Brasil, essa discussão não está restrita ao PPA. O equilíbrio é um tema recorrente em legislações e discussões orçamentárias mais amplas, como a Lei de Responsabilidade Fiscal, que dá diretrizes para a execução orçamentária e busca garantir a sustentabilidade fiscal do governo.
Análise das Alternativas:
C - Certo: Esta alternativa é incorreta porque sugere que os debates sobre equilíbrio orçamentário no Brasil ficam limitados ao PPA, o que não é verdade. O equilíbrio orçamentário é um tema de grande importância discutido em várias esferas, não apenas no PPA. Além disso, a intervenção governamental em crises não ignora completamente o equilíbrio, mas sim o ajusta de acordo com as necessidades econômicas.
Conclusão: O princípio do equilíbrio orçamentário é essencial para a gestão fiscal responsável, mas deve ser aplicado com flexibilidade em tempos de crise, sempre considerando sua abrangência nas legislações vigentes no Brasil.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
QUESTÃO ERRADA.O DIREITO POSITIVO ADOTADO EM NOSSO PAÍS TEM UM ORDENAMENTO JURIDICO QUE SEGUE REGRAS GERAIS. ENTRETANTO, OCORRE EXCEÇÕES DIVERSAS A CADA ATO NORMATIVO.
O PRINCÍPIO DO EQUÍLIBRIO ORÇAMENTÁRIO É VÁLIDO NA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA DO SETOR PÚBLICO DESDE QUE O PAÍS NAO NECESSITE DE INTERVENÇÃO ECONÔMIICA PRO SITUAÇÃO ADVERSA...
ATÉ ESTE PONTO A QUESTÃO ENCONTRA-SE CORRETA. PORÉM, INTERVENÇÕES ECONÔMICAS NÃO SE RESTRINGEM UNICAMENTE AO PLANO PLURIANUAL, MAS ESTICA-SE ATÉ AS OUTRAS LEIS ORÇAMENTÁRIAS (LDO E LOA), INCLUSIVE, A LEI DE RESPONSBILIDADE TAMBÉM PREVÊ SITUAÇÕES INTERVENTIVAS.
PORTANTO, QUESTÃO ERRADA.
O princípio do equilíbrio orçamentário assegura o equilíbrio entre receitas e despesas orçamentárias. A LRF em seus artigos 4 e 9 determina que:
Art. 4o A lei de diretrizes orçamentárias atenderá o disposto no § 2o do art. 165 da Constituição e:
I - disporá também sobre:
a) equilíbrio entre receitas e despesas;
Art. 9o Se verificado, ao final de um bimestre, que a realização da receita poderá não comportar o cumprimento das metas de resultado primário ou nominal estabelecidas no Anexo de Metas Fiscais, os Poderes e o Ministério Público promoverão, por ato próprio e nos montantes necessários, nos trinta dias subseqüentes, limitação de empenho e movimentação financeira, segundo os critérios fixados pela lei de diretrizes orçamentárias.
Segundo Paludo, quando falando sobre o Princípio do equilíbrio: "Praticamente em todos os anos esse princípio é apenas formalmente atendido nas LOAs, visto que o 'equilíbrio' é mantido com as operações de crédito nele contidas e autorizadas - que são na verdade empréstimos que escondem o déficit existente".
"Os déficits não são sempre um mal. De acordo com a teoria keynesiana, a utilização de déficits orçamentários é recomendada para solucionar crises econômicas. Gastando mais, os governos ajudam suas economias a superar a crise. Esse gasto excessivo (déficit) é compensado posteriormente em momento de crescimento econômico".
Em relação aos debates no Brasil restringirem-se a discussões, considerei falso por causa da resposta do Brasil à crise de 2008. Durante a crise o Brasil adotou medidas de estimulo ao consumo, como a redução do IPI, para estimular a economia.
Fonte: Augustinho Vicente Paludo, "Orçamento Público, Administração Financeira e Orçamentário e Lei de Responsabilidade Fiscal", 2ª edição, página 20.
O príncipio do equilíbrio nunca pode ser ignorado, pois a despesa autorizada nunca pode ser superior a receita estimada. Suprir falta de receita com operações de créditos visa justamente garantir o equilíbrio orçamentario, fato este autorizado na lei 4320 com a limitação citada na CF.
O comentário do samuel fornari é totalmente pertinente, Jean. A assertiva não avalia só o conhecimento do texto da LRF, mas sim pede "O princípio do equilíbrio orçamentário, segundo algumas escolas de pensamento[..]".
Pelas fundamentações já expostas pelo colega samuel fornari, não se ignora o princípio do equilíbrio nos termos da questão. Mesmo em situações de crise o governo equilibra a balança orçamentária por meio das operações de crédito.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo