A técnica da espectrofotometria é um procedimento analítico ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2644381 Farmácia

A técnica da espectrofotometria é um procedimento analítico através do qual se determinam as concentrações de amostras químicas mediante a absorção de luz. De forma geral, a espectrofotometria se constitui em: uma fonte de radiação, que pode ser uma lâmpada incandescente, a amostra e um detector. A amostra deve estar contida em um recipiente típico denominado cubeta. As cubetas de vidro são usadas para comprimento de onda de luz visível. As de quartzo tendem a ser utilizadas na luz UV com comprimento de ondas abaixo de quantos nanômetros?

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a C - 340 nm.

A questão aborda a técnica de espectrofotometria, que é um método analítico usado para medir a concentração de substâncias em uma amostra através da absorção de luz. Os componentes principais dessa técnica incluem uma fonte de radiação, a amostra e um detector. A amostra é colocada em um recipiente chamado de cubeta.

É importante entender que a espectrofotometria utiliza diferentes tipos de cubetas dependendo do tipo de luz que será utilizada. Para luz visível, cubetas de vidro são adequadas. No caso da luz ultravioleta (UV), que tem comprimentos de onda menores, são utilizadas cubetas de quartzo. O conhecimento necessário aqui é sobre o espectro de luz UV, que geralmente vai de 10 nm até 400 nm. Portanto, cubetas de quartzo são usadas para luz UV com comprimentos de onda abaixo de 400 nm.

Justificativa para a alternativa correta:

A alternativa C – 340 nm é correta porque ela se enquadra dentro do espectro de luz UV, que é menor que 400 nm, tornando-se um comprimento de onda típico para o uso de cubetas de quartzo.

Análise das alternativas incorretas:

A - 380 nm: Embora 380 nm seja parte do espectro UV, ela está muito próxima do visível, e não é um comprimento de onda comum para justificar o uso exclusivo de cubetas de quartzo.

B - 350 nm: Este valor também é próximo do comprimento de onda correto, mas a alternativa 340 nm é mais típica em aplicações práticas na espectrofotometria UV.

D - 440 nm e E - 450 nm: Estes valores são comprimentos de onda dentro do espectro de luz visível, não UV, portanto, cubetas de quartzo não são necessárias para essas medições.

Compreendendo essas explicações, você pode ver que a escolha de cubetas é fundamental para a precisão das análises espectrofotométricas e é baseada no espectro de luz que será medido. Esperamos que isso tenha ajudado a esclarecer a questão!

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo