Considerando que o emprego de algumas vitaminas não se rest...
Considerando que o emprego de algumas vitaminas não se restringe à reposição nutricional, julgue o item a seguir, a respeito do ácido ascórbico.
O ácido ascórbico é uma opção terapêutica no tratamento da
metemoglobinemia.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O tratamento da metemoglobinemia é feito com azul de metileno ou ácido ascórbico, pois aceleram a conversão de metemoglobina em hemoglobina.
"A metemoglobina é resultado da constante desoxigenação da hemoglobina. As enzimas hemoglobina-redutases atuam reduzindo os níveis dessas hemoglobinas alteradas a menos de 1% da hemoglobina total, de modo que seus efeitos raramente são sentidos. Entretanto, alterações nessa enzima podem culminar no aumento dessa concentração.
Além de deficiência de metemoglobina-redutase, outros mecanismos podem desenvolver a metemoglobinemia. Dentre eles, uma mutação genética que cause anormalidade do citocromo b5 redutase (Cyb5R), oxidação da hemoglobina induzida por drogas ou doença da hemoglobina M.
Em pacientes com deficiência de Cyb5R, o tratamento com azul de metileno 1% 1 a 2 mg/kg por via intravenosa durante 5 minutos rapidamente reduz a metemoglobinemia. Esta dose pode ser repetida em 1 hora se houver necessidade.
Pacientes com deficiência de glicose-6-fosfato desidrogenase não devem utilizar o azul de metileno, sendo administrado, em vez disso, ácido ascórbico 300 a 1000 mg/dia em doses fracionadas. Se a origem da metemoglobinemia for o uso de alguma droga, esta deve ser prontamente descontinuada. Casos graves podem ser tratados com terapia hiperbárica ou exsanguineotransfusão."
Fonte: SANAR MED - https://sanarmed.com/resumo-de-metemoglobinemia-fisiopatologia-quadro-clinico-diagnostico-e-tratamento/
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo