O tema principal em discussão, no texto, é

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q719070 Português
A zica em foco
Até outro dia, ninguém nem sabia que essa doença existia. Como é que uma pandemia global surge assim, do nada?
O drama da microcefalia
Enquanto os epidemiologistas e virologistas tentam deter a epidemia antes que ela se espalhe ainda mais, os infectologistas e neurologistas se esforçam para compreender como o zica afeta tão drasticamente a formação cerebral de bebês. Testes em laboratório feitos com amostras de recémnascidos confirmaram a associação entre o vírus e a má-formação. Tampouco se sabe ao certo como ele tem afetado também os neurônios de adultos, fazendo aumentar os casos de Guillain-Barré, uma síndrome autoimune misteriosa e difícil de tratar, que causa paralisia e que pode ter consequências devastadoras.
(Revista SUPERINTERESSANTE. Editora Abril. Edição 359, abril-2016. A zica em foco. Por Verônica Almeida, p. 27).  
O tema principal em discussão, no texto, é
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: A - o zica vírus, tomado pela doença, por isso considerado no gênero feminino.

Vamos entender o tema central da questão e o motivo pelo qual a alternativa "A" é a correta.

O texto apresentado discute o zica vírus e seus efeitos, como a associação com a microcefalia e a síndrome de Guillain-Barré. No entanto, o foco principal está na percepção do vírus como uma doença, razão pela qual o texto se refere a ele no gênero feminino, como "a zica". Este uso linguístico é comum em algumas regiões, onde a doença é personificada e tratada como um substantivo feminino.

Agora, vamos analisar as alternativas:

A - o zica vírus, tomado pela doença, por isso considerado no gênero feminino.
A alternativa está correta pois reflete a escolha estilística do texto em tratar o vírus no gênero feminino, o que está em linha com a percepção cultural e linguística citada.

B - o zica, erroneamente tomado como de gênero feminino por tratar-se de um vírus.
Essa alternativa está incorreta porque não se trata de um erro no texto, mas sim de uma escolha estilística de tratar o zica como uma doença, justificando o uso do feminino.

C - a microcefalia, incessantemente atacada pelos infectologistas.
Incorreta, pois a microcefalia é um tema abordado, mas não é o foco central do texto.

D - a associação entre o vírus e a má-formação de fetos.
Embora o texto mencione essa associação, ela faz parte do contexto mais amplo sobre o zica vírus e não é o tema principal.

E - a síndrome de Guillain-Barré, provocada pelo zica vírus.
Similar à alternativa D, a síndrome de Guillain-Barré é citada como uma consequência, mas não é o foco central da discussão.

A compreensão correta do texto vem de identificar o foco na percepção do zica como doença e a relevância desse uso de gênero na linguagem coloquial.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO: letra A

 

O texto basicamente fala do vírus da zica e de suas consequências (ex.: microcefalia em bebês e síndrome de Guillain-Barré).

Não entendi o por quê dessa resposta, sendo que o texto aborda o tema sobre as consequências do zica vírus!

Não entendi bulhufas! 

Vamos indicar pra comentario galera, essa resposta é ridicula!

eliminam-se  as letras E, D, C 

o zica, erroneamente tomado como de gênero feminino por tratar-se de um vírus.  ( errado), é de gênero feminino. 

o zica vírus, tomado pela doença, por isso considerado no gênero feminino.   ( correto), 

 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo