Os streptococcus do grupo ___ contêm antígenos que são imun...
Os streptococcus do grupo ___ contêm antígenos que são imunologicamente transreativos com o tecido cardíaco humano (tropomiosina). A infecção estreptocóccica das vias aéreas superiores estimula a produção de vários anticorpos que interagem com o tecido conectivo humano (auto-anticorpos) e inicia uma resposta inflamatória sistêmica. Após um período de latência de 1-4 semanas, o hospedeiro não tratado desenvolve sinais e sintomas da DR aguda. Dos sinais maiores, a artrite é o mais frequente e mais importante no diagnóstico, a cardite, quando presente, assume grande relevância na abordagem diagnóstico-terapêutica por deixar sequelas e evolução, às vezes, graves. Das manifestações menores, a febre, artralgia, leucocitose e provas de atividade inflamatória são as mais frequentes.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do texto:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema Central da Questão:
Esta questão aborda o tema das infecções estreptocócicas e suas complicações, especificamente a doença reumática (DR) aguda. Para resolvê-la, é necessário compreender a relação entre certas infecções bacterianas e as respostas autoimunes que elas podem desencadear no corpo humano. Um ponto crucial é a identificação do grupo de streptococcus que está associado a essa doença.
Alternativa Correta: A
A alternativa correta é a Alternativa A. Isso porque os streptococcus do grupo A são bem conhecidos por conterem antígenos que são imunologicamente transreativos com o tecido cardíaco humano. Eles são responsáveis por infecções de garganta que, se não tratadas, podem evoluir para a doença reumática aguda, uma condição inflamatória que afeta várias partes do corpo, como o coração e as articulações.
Justificativa das Alternativas Incorretas:
Alternativa B: O streptococcus do grupo B está geralmente associado a infecções neonatais e em lactentes, e não está relacionado à doença reumática aguda.
Alternativa C: O streptococcus do grupo C também não é relevante para a doença reumática, já que ele não possui a mesma relação com o tecido cardíaco humano como o grupo A.
Alternativa D: Esta alternativa sugere que nenhuma das opções é correta, o que não é o caso, visto que a alternativa A está correta.
Compreender a importância do streptococcus do grupo A na patogênese da doença reumática é fundamental para quem estuda doenças infecto-parasitárias, especialmente em um contexto de concursos públicos na área médica.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo