Durante os estágios de desenvolvimento de um medicamento, a ...
Durante os estágios de desenvolvimento de um medicamento, a indústria farmacêutica emprega estudos de biodisponibilidade para comparar diferentes formulações de uma substância ativa com o intuito de averiguar qual delas proporciona os perfis e parâmetros farmacocinéticos mais desejáveis.
Sobre os estudos de Biodisponibilidade:
I. A biodisponibilidade de um fármaco define a velocidade e a extensão com as quais um fármaco é absorvido e isto é muito importante no sentido de determinar se o fármaco alcançou o sítio de ação em uma concentração terapeuticamente eficaz.
II. Quando um fármaco é administrado por via extravascular poderemos ter a certeza de que ele alcançou a circulação sistêmica. Em consequência diz-se que o fármaco foi totalmente biodisponível.
III. A fração de fármaco administrado que chega à circulação sistêmica e que se liga as proteínas plasmáticas, de forma inalterada, é denominada de dose biodisponível.
IV. O pico de concentração é o Cmax observado no plasma ou soro após a administração de uma dose do fármaco e indica uma inclinação diferente de zero, o que significa que as velocidades de absorção e de eliminação são diferentes.
Estão CORRETAS as afirmativas: