Paciente adolescente, sexo masculino, apresenta massa com de...
Paciente adolescente, sexo masculino, apresenta massa com densidade de partes moles e intenso realce ao meio de contraste, comprometendo seios esfenoidal e etmoidal, com extensão para órbita direita e nasofaringe, acarretando erosão óssea do plano esfenoidal. Uma ressonância magnética mostrou que a massa tem hipossinal na sequência em T1 e sinal intermediário a alto em T2, com intensa impregnação pelo gadolínio. O diagnóstico provável para a lesão descrita é:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão proposta para entender qual é o provável diagnóstico para a lesão descrita.
Alternativa correta: B - Angiofibroma.
O tema central da questão aborda o diagnóstico diferencial de lesões nasossinusais, especificamente em um paciente adolescente do sexo masculino. Para resolver a questão, é necessário compreender as características de imagem típicas de diferentes tumores que podem afetar essa região e sua apresentação em exames de imagem como a ressonância magnética.
Justificativa da alternativa correta:
O angiofibroma é um tumor benigno, mas localmente agressivo, que ocorre quase exclusivamente em adolescentes do sexo masculino. As características apresentadas na questão são típicas de um angiofibroma:
- Massa com densidade de partes moles e intenso realce ao contraste, sugerindo presença de vascularização.
- Envolvimento dos seios paranasais, como o esfenoidal e etmoidal, e extensão para órbita e nasofaringe, algo comum em angiofibromas devido à sua localização usual na região nasofaríngea.
- Erosão óssea do plano esfenoidal, uma característica de comportamento agressivo local deste tumor.
- Na ressonância magnética, hipossinal em T1 e sinal intermediário a alto em T2, com intensa impregnação de gadolínio, são achados esperados devido à sua alta vascularização.
Análise das alternativas incorretas:
A - Hemangioma: Embora também seja um tumor vascular, os hemangiomas são mais comuns em outras regiões e não apresentam o padrão de crescimento e erosão óssea descrito.
C - Meningioma: Os meningiomas são mais comuns em adultos e têm origem nas meninges cerebrais, sendo incomuns na localização descrita e no grupo etário da questão.
D - Schwannoma: Tumor que afeta as células de Schwann dos nervos periféricos, geralmente não associado à localização descrita e à faixa etária.
E - Papiloma: Embora papilomas possam ocorrer na região nasossinusal, eles não apresentam a erosão óssea e o padrão de realce descritos.
Ao analisar as características clínicas e de imagem, fica claro que a resposta correta é a alternativa B - Angiofibroma.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo