Analise a seguinte passagem do texto:” O medo do desemprego...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q942237 Português
“Pesquisa divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostra que o medo do desemprego cresceu em junho entre os brasileiros e chegou ao mesmo nível de 1996, quando começou a série histórica. O Índice do Medo do Desemprego subiu para 67,9 pontos em junho, 4,2 pontos acima do registrado em março. O índice de 67,9 pontos é o maior valor da série histórica iniciada em maio de 1996, empatado com os valores registrados em maio de 1999 e em junho de 2016. O índice está 18,3 pontos acima da média histórica de 49,6 pontos. O indicador varia de 0 a 100 pontos. Quanto maior o índice, maior o medo do desemprego. “O medo do desemprego voltou para o maior nível que tinha alcançado durante a crise porque a recuperação da economia está muito lenta e as pessoas ainda não perceberam a queda da inflação e a melhora no emprego”, afirma o gerente-executivo de Pesquisas e Competitividade da CNI, Renato da Fonseca. De acordo com a pesquisa, o medo do desemprego cresceu mais para os homens e as pessoas com menor grau de instrução. Entre março e junho, o indicador subiu 5,6 pontos para os homens e 2,8 pontos para as mulheres. Para os brasileiros que têm até a 4ª série do ensino fundamental, o índice subiu 10,4 pontos entre março e junho e alcançou 72,4 pontos. Entre os que possuem educação superior, o índice subiu 0,6 ponto e passou de 59,9 para 60,5 pontos. O índice de medo do desemprego é maior entre quem ganha até 1 salário mínimo - subiu 7,4 pontos de março para junho. O menor é entre quem ganha mais de 5 salários mínimos - 55,2 pontos. O medo de perder o emprego é maior entre quem mora na periferia - 73,9 pontos - e no Nordeste (74,1 pontos). Em relação à faixa etária, o medo de ficar sem trabalho é maior entre as idades de 16 a 24 anos (70,8 pontos). O levantamento ouviu 2 mil pessoas em 128 municípios entre os dias 21 e 24 de junho.” (https://g1.globo.com -10.07.18)
Analise a seguinte passagem do texto:” O medo do desemprego voltou para o maior nível que tinha alcançado durante a crise porque a recuperação da economia está muito lenta e as pessoas ainda não perceberam a queda da inflação e a melhora no emprego.”, e assinale a alternativa que melhor representa as palavras grifadas:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: D - conjunção.

Vamos entender por que a resposta correta é a alternativa D. As palavras "porque" e "e", grifadas no texto, são exemplos de conjunções.

As conjunções são palavras invariáveis que conectam orações ou termos semelhantes dentro de uma oração. Elas desempenham um papel fundamental na estruturação do discurso, permitindo que ideias sejam relacionadas de maneira lógica e coesa.

Vamos detalhar cada uma das palavras grifadas:

Porque: É uma conjunção subordinativa causal. Ela introduz uma oração que explica a causa de um fato mencionado anteriormente. No contexto da passagem, "O medo do desemprego voltou para o maior nível que tinha alcançado durante a crise porque a recuperação da economia está muito lenta...", a palavra "porque" está conectando a causa (a recuperação da economia está muito lenta) ao efeito (o medo do desemprego voltou para o maior nível).

E: É uma conjunção coordenativa aditiva. Ela une termos ou orações com a mesma função sintática, adicionando informações. No texto, "a recuperação da economia está muito lenta e as pessoas ainda não perceberam a queda da inflação e a melhora no emprego", a palavra "e" está ligando duas orações que acrescentam informações sobre o mesmo assunto.

Agora, vamos entender por que as outras alternativas estão incorretas:

A - preposição: Preposições são palavras que conectam um termo subordinado a um termo principal, indicando relações de dependência. Exemplos comuns de preposições são: de, em, com, para, por. As palavras "porque" e "e" não são preposições, pois não estabelecem relações dessa natureza.

B - interjeição: Interjeições são palavras ou expressões que traduzem emoções, sensações, estados de espírito, chamamentos, etc. Exemplos: oh!, ah!, bravo!. "Porque" e "e" não expressam emoções ou sensações, logo, não são interjeições.

C - verbo: Verbos são palavras que indicam ações, estados ou fenômenos da natureza, e se flexionam em tempo, modo, número e pessoa. Exemplos: correr, estar, chover. "Porque" e "e" não expressam ações, estados ou fenômenos, portanto, não são verbos.

E - pronome: Pronomes são palavras que substituem ou acompanham substantivos, indicando-os de maneira clara e específica. Exemplos: ele, nós, este, aquele. "Porque" e "e" não substituem nem acompanham substantivos, logo, não são pronomes.

Portanto, ao analisarmos as palavras grifadas no texto e suas funções, fica claro que a alternativa correta é a D - conjunção.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Conjunção é a palavra invariável que relaciona duas orações ou dois termos que exercem a mesma função sintática. Quando duas ou mais palavras desempenham o papel de conjunção recebem o nome de locução conjuntiva. Veja alguns exemp... - Veja mais em https://educacao.uol.com.br/disciplinas/portugues/conjuncao-e-mas-ou-logo-pois-que-como-porque.htm?cmpid=copiaecola

porque, conjunção explicativa.

PORQUE - conjunção explicativa

E - conjunção aditiva


GAB. D

De acordo o texto supracitado ...

porque (Conjunção Subordinativa Causal)
e / e (Conjunção Coordenativa Aditiva)

 O medo do desemprego voltou para o maior nível que tinha alcançado durante a crise PORQUE a recuperação da economia está muito lenta E as pessoas ainda não perceberam a queda da inflação E a melhora no emprego 

 

- Vale salientar que as conjunções variam de sentido de acordo com o texto.

- Não confunda porque, que , porquanto e pois causais com explicativas. SEMPRE que vier um VERBO no imperativo antes - NÃO RESPIRE ! -, tais conjunções serão SEMPRE EXPLICATIVAS.

Ex:

Vem, que eu te espero! (explicativa)

Fonte:

Capítulo 15 - Conjunções - A Gramática para Concursos Públicos l Fernando Pestana

Página 538

 

Conjunções coordenadas explicativas: Serve para esclarecer uma oração anterior. 

Ex. porque, que, porquanto, pois (antes do verbo). 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo