Do ponto de vista morfossintático, é INCORRETO o que se afir...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q719079 Português
Para que servem os antioxidantes?
Dizer que antioxidantes fazem bem para a saúde levanta mais perguntas do que respostas. E a principal delas pode ser: mas por que raios temos que combater esses tais de radicais livres? Bem, a gente explica.
Primeiro saiba que a premissa é verdadeira: os antioxidantes atuam na saúde da pele. Portanto, seu consumo é indicado, em geral, a partir dos 25 anos. “Eles são substâncias capazes de proteger as células de nosso organismo do estresse oxidativo causado pelo excesso de radicais livres”, justifica Nicole Perim, médica dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
A questão dos radicais livres
Mas vamos por partes: primeiro, os radicais livres. A especialista os classifica como moléculas muito reativas produzidas durante as reações que normalmente ocorrem no organismo. “Eles podem aparecer naturalmente nas células, mas também são resultado de exercício físico exaustivo, má alimentação, álcool, cigarro, radiação solar, estresse emocional e poluição ambiental”, esclarece Nicole. 
Ou seja, já produzimos os radicais livres no nosso corpo, mas sua quantidade é maior de acordo com os hábitos que escolhemos. Normalmente eles são neutralizados pelo sistema antioxidante que já existe em nosso organismo, porém, em algumas situações, pode ocorrer um desequilíbrio entre a produção dos radicais e esse sistema. E é isso o que leva ao estresse oxidativo.“O desequilíbrio altera os ciclos de renovação das células, podendo causar danos ao DNA, contribuindo para o envelhecimento cutâneo e até mesmo o câncer de pele”, diz Nicole. Dessa forma, os antioxidantes de alimentos e cosméticos têm o papel de regular a quantidade de radicais livres no corpo.
(...)
(Revista Vivasaúde. Editora Escala. Edição 155. O poder dos antioxidantes, por Letícia Ronche, p. 80) 
Do ponto de vista morfossintático, é INCORRETO o que se afirma em relação ao termo/estrutura destacado/a em
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

```html

A alternativa correta é a C: ...eles são neutralizados pelo sistema antioxidante que já existe em nosso organismo,... (Termo cuja função é de adjunto adnominal).

Vamos entender por quê:

Tema Central: A questão aborda a análise morfossintática de termos ou estruturas destacadas em frases retiradas do texto de apoio. Esse tipo de questão é comum em provas de concursos públicos, pois testa o conhecimento do candidato sobre a função das palavras e expressões em uma oração, essencial para interpretar corretamente textos e enunciados.

Conceito Teórico: A análise morfossintática envolve identificar a função que as palavras ou expressões exercem dentro da frase. Na alternativa C, "em nosso organismo" é um termo que complementa o sentido do substantivo "sistema antioxidante", caracterizando-o mais detalhadamente. Esse tipo de complemento é chamado de adjunto adnominal.

Justificando a Alternativa Correta:

Na alternativa C, a expressão "em nosso organismo" é adjunto adnominal porque especifica o lugar onde o sistema antioxidante existe. Isso caracteriza o sistema, ligando-se diretamente ao substantivo sem a necessidade de uma preposição que indique relação diferente.

Análise das Alternativas Incorretas:

A - ...que escolhemos: O termo destacado "que" é, na verdade, um pronome relativo que retoma "hábitos" e não atua como complemento direto de "escolhemos". Portanto, a classificação como "objeto direto de escolhemos" está incorreta.

B - Bem, a gente explica: "A gente" é de fato o sujeito da oração. Esta alternativa está correta quanto à função sintática, portanto, não é a alternativa errada que precisamos identificar.

D - ...Portanto, seu consumo é indicado...: A palavra "portanto" é uma conjunção conclusiva, não explicativa. Sua função é introduzir uma conclusão, não uma explicação. Apesar disso, a definição de "explicação conclusiva" não é completamente incorreta, apenas imprecisa.

E - ...têm o papel de regular...: "O papel" é o núcleo do objeto direto da oração. A frase está correta nessa análise e, portanto, não é a alternativa errada que buscamos.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

```

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

a) ... mas sua quantidade é maior de acordo com os hábitos que escolhemos. (Complemento verbal – objeto direto de escolhemos). (CORRETO)   OBS. Quem escolheu? Nós, sujeito O que? OS hábitos, porém opronome relativo está retomando  termo, logo se comportará como objeto direto.

 

b) Bem, a gente explica. (Sujeito de explica). (CORRETO)   OBS. Quem explica? A gente, logo será sujeito do verbo.

 

c)  ...eles são neutralizados pelo sistema antioxidante que já existe em nosso organismo,... (Termo cuja função é de adjunto adnominal).  (ERRADO)  OBS.  EM nosso organismo é adjunto adverbial de lugar.

 

d)  ... os antioxidantes atuam na saúde da pele. Portanto, seu consumo é indicado, em geral, a partir dos 25 anos. (Introduz uma explicação conclusiva).  (CORRETO)   OBS.  Conjunção conclusiva

 

e)  ... os antioxidantes de alimentos e cosméticos têm o papel de regular a quantidade de radicais livres no corpo. (Complemento: objeto direto de têm).  (CORRETO)   OBS. É objeto direto, O papel, do verbo TER.

 em nosso organismo ( lugar) - advérbio. adjunto adverbial. Letra c ( errada)

c

è adjunto adverbial de lugar e nao adjunto adnominal

Correto Letra: C.

"... antioxidante que já existe em nosso organismo,... (Termo cuja função é de adjunto adnominal)..."

Atenção que ele fala ADNOMINAL e não ADVERBIAL.

gabarito: c)

Veja que o "em nosso organismo" vem após verbo e não um nome.

Adjunto adnominal é ligado a um substantivo e pode ser um artigo, numeral, adjetivo ou pronome.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo