Leia o fragmento abaixo e assinale a alternativa FALSA quan...
Leia o fragmento abaixo e assinale a alternativa FALSA quanto às regras de ortografia vigentes:
Assembleia participa da Campanha Setembro Amarelo reunindo servidores para lembrar o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.
Viver vale a pena, suicídio nunca! Esse é o intuito da Campanha Setembro Amarelo, promovida pela Assembleia Legislativa de Goiás em parceria com a Divisão de Saúde e Promoção Social, Mesa Diretora, Diretoria-Geral e Secretaria de Recursos Humanos da Casa. Desde 2013, a data é lembrada todo dia 10 de setembro como o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, com objetivo de alertar a população sobre o tema.
http://site.al.go.leg.br/noticias/ver/id/144926/setembro+amarelo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gab. E, assembleia não tem acento, portanto não existe erro.
Gabarito letra e).
Regras de acentuação: http://www.soportugues.com.br/secoes/fono/fono9.php
a) su-i-cí-dio = paroxítona terminada em ditongo. Logo, acentua-se
sa-ú-de = hiato do "u". Acentuam-se o "i" e "u" tônicos quando formam hiato com a vogal anterior, estando eles sozinhos na sílaba ou acompanhados apenas de "s", desde que não sejam seguidos por "-nh".
b) Go-i-ás = oxítona terminada em "a" seguido ou não de "s". Logo, acentua-se
c) O hífen é de lei em compostos como diretor-presidente, diretora- superintendente, diretor-gerente, redator-chefe, secretária-chefe etc. Porque aí temos uma formação de substantivo + substantivo. É como se fossem “dois em um” – tomam-se dois substantivos para formar um novo. Ou seja, dois substantivos estão se unindo para formar um terceiro substantivo. Igualmente servem como exemplo: homem-aranha, papel-moeda, edifício-garagem, auxílio-maternidade, decreto-lei, carta-convite, licença-prêmio, vale-refeição, carro-pipa, banana-maçã, salário-família. Mas, veja bem, escreve-se salário mínimo, sem hífen, justamente porque mínimo é adjetivo e aí não muda de significado: quer dizer que o salário é pequeno mesmo, é o menor salário.
Fontes:
http://pucrs.br/manualred/faq/hifen2.php
http://www.academia.org.br/artigos/ainda-o-hifen-e-o-verbo-arguir
d) A expressão “Assembleia Legislativa de Goiás” está grafada corretamente. Visto que "assembleia" não possui mais acento (explicação na letra "e"). "Legislativa" não possui acento (paroxítona terminada em "a". Logo, não se acentua). "Goiás" recebe acento (conforme letra "b").
e) ATENÇÂO: com o novo acordo ortográfio, não deverão ser acentuados os ditongos abertos “ei/oi” nas paroxítonas, mas não confunda, são os ditongos abertos na sílaba que caracteriza as paroxítonas e não paroxítonas terminadas com a letra “i”.
Sendo assim, não se acentuam: heroico, jiboia, ideia, assembleia, aldeia, baleia etc. Para não errar, no momento em que ler uma paroxítona, note se na sílaba tônica há os ditongos abertos “ei/oi”, se os tiverem, é só não os acentuar.
=> Meu Instagram para concursos: https://www.instagram.com/qdconcursos/
A forma correta de escrita da palavra é assembleia, sem acento agudo. A palavra assembléia, acentuada graficamente, passou a estar errada desde a entrada em vigor do Novo Acordo Ortográfico, em janeiro de 2009
https://duvidas.dicio.com.br/assembleia-ou-assembleia/
Essa miserias de questões estão desatualizadas!! Nao estão de acordo com a nova regra
Há dois itens certo: B e E
Assembléia
E Goiás é uma oxitona terminada em as, logo acentua-se.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo