Considerando o texto dado, assinale a alternativa em que a c...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2830049 Português

Texto para as questões de 1 a 5.


O ano era 1860 e pouco, e a cidade, o Rio de Janeiro, capital da corte imperial. Caía a tarde. Os sinos chamavam para as ave-marias. [...]

Nos sobrados, via-se um movimento por trás das janelas. Eram as mulheres que tinham tomado a fresca e, agora, iam rezar. Nos oratórios domésticos, era tempo de acender as velas e puxar um terço. Vez por outra se ouviam acalantos. As crianças da casa iam dormir com medo de bichos infernais: o caipora ou o lobisomem. O choro mais triste de um deles era sinal de que o papa-figo devorava um malcriado ou respondão. Nas cozinhas, nos fundos de quintal ou no último andar dos sobrados, as escravas se atarefavam em preparar os pratos da ceia. Comentavam que o negro Manuel caminhava sobre brasas no dia de São João sem sentir dor. Ou que um espelho rachara: sinal de morte na casa. As badaladas das torres das igrejas anunciavam as horas. À meia-noite, ouviam-se nas pedras da rua ruídos de patas de cavalos, de rodas e até a voz áspera do boleiro. Era o carro de alma penada que passava. Quem cruzasse perto da Igreja de Santa Rita ouviria gemidos, veria almas penadas.


(DEL PRIORE, Mary. Do outro lado. São Paulo: Editora Planeta, 2014, p. 15-16.)

Considerando o texto dado, assinale a alternativa em que a classificação sintática da oração destacada está CORRETA.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a D.

Vamos entender o porquê e analisar todas as alternativas:

Alternativa D: "Comentavam que o negro Manuel caminhava sobre brasas..." (oração subordinada substantiva objetiva direta).

Explicação: A oração destacada complementa o verbo "comentavam", funcionando como objeto direto. As orações subordinadas substantivas objetivas diretas têm essa função de complementar o sentido do verbo principal da oração, funcionando como seu objeto direto.

Alternativa A: "Eram as mulheres que tinham tomado a fresca..." (oração coordenada sindética explicativa).

Correção: Na verdade, a oração destacada é uma oração subordinada adjetiva explicativa, pois ela está explicando quem eram as mulheres. As orações coordenadas sindéticas explicativas são introduzidas por conjunções como "pois", "porque", "porquanto".

Alternativa B: "...era tempo de acender as velas e puxar um terço" (oração subordinada adjetiva aditiva).

Correção: Esta oração não é subordinada adjetiva aditiva. Na verdade, ela é coordenada assindética, pois coordena-se com outra oração (acender as velas) sem o uso de conjunções. As orações subordinadas adjetivas têm a função de caracterizar um substantivo, o que não é o caso aqui.

Alternativa C: "...era sinal de que o papa-figo devorava um malcriado..." (oração coordenada assindética).

Correção: Esta oração é, na verdade, uma oração subordinada substantiva completiva nominal. Ela está completando o sentido do substantivo "sinal". As orações coordenadas assindéticas são independentes e não possuem conectivos explícitos.

Entender a classificação sintática das orações é fundamental para interpretar e analisar textos corretamente, especialmente em provas de concursos públicos. Cada tipo de oração tem uma função específica dentro da frase, o que altera o seu significado e a maneira como se relaciona com outras orações.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Troque por ISSO .... que terá uma Oração Subordinada Substantiva Objetiva Direta

Gab. Letra D ( Comentavam ISSO....... se coube a mudança , vai na fé !!!

#Digna Factis Recipimus

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo