Assinale a alternativa que indica corretamente uma das abor...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2219377 Serviço Social
Assinale a alternativa que indica corretamente uma das abordagens Metodológicas de Trabalho Social com Famílias no âmbito do PAIF. 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

As alternativas A, B, D, e E, não correspondem a solicitação do enunciado.

C) CORRETA. Conforme as Orientações Técnicas sobre o PAIF (2012, p. 98), para contribuir na busca de abordagens metodológicas para o trabalho social com famílias no âmbito do PAIF, é utilizada a metodologia “Pedagogia da Problematização que foi pensada inicialmente por Paulo Freire para o uso na educação popular. Segundo o autor, considerando os anseios e a leitura do mundo dos educandos, é possível construir alternativas para o que se está vivendo. Por carregar essa mensagem, a pedagogia problematizadora, embora pensada para a educação, é empregada em outros contextos, por meio de adaptações, tais como a saúde, assistência social, entre outros”.

Gabarito da professora: C

Referência Bibliográfica

Orientações Técnicas sobre o PAIF. Trabalho Social com Famílias do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF. Ministério do Desenvolvimento e Combate à Fome. Secretaria de Assistência Social. Sistema Único de Assistência Social. 1ª ed., vol. 2, Brasília, 2012.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito letra C

A Pedagogia da Problematização foi pensada inicialmente por Paulo Freire para o uso na educação popular. Segundo o autor, considerando os anseios e a leitura do mundo dos educandos, é possível construir alternativas para o que se está vivendo. Por carregar essa mensagem, a pedagogia problematizadora, embora pensada para a educação, é empregada em outros contextos, por meio de adaptações, tais como a saúde, assistência social, entre outros.

Paulo Freire parte do pressuposto de que a condição humana é a de “ser inacabado”, isto é, está em constante processo de criação e recriação. Por isso mesmo há na condição humana um caminho aberto de possibilidades, o “inédito viável”, no qual é possível o movimento de “ser mais”, que o autor convida a buscar.

Outro pressuposto da pedagogia da problematização é o constante ato de desvelamento da realidade, mediado pelo diálogo, que reconhece homens e mulheres como seres históricos e, por isso, capazes de lutar contra a acomodação ao mundo da opressão. É por meio desse entendimento que Paulo Freire questiona e problematiza a percepção fatalista de que “as coisas são assim mesmo”, “não há nada que se possa fazer” ou “o sistema é assim” – insumos para as práticas assistencialistas.

É a partir desses dois grandes pressupostos que o autor propõe a problematização dos homens em suas relações com o mundo: a) defendendo o uso da pesquisa-problematização, na qual a pesquisa não é para dar certezas, mas para possibilitar o questionamento de verdades já instaladas e abrir novas alternativas de busca; e b) acreditando que homens e mulheres são sujeitos de sua busca e por isso autores da transformação social.

Disponível em: https://www.mds.gov.br/webarquivos/publicacao/assistencia_social/Cadernos/Orientacoes_PAIF_2.pdf

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo