No dia 14 de maio, em homenagem aos 70 (setenta) anos do Es...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (23)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão.
O tema central da questão refere-se à transferência da embaixada dos Estados Unidos para Jerusalém, em comemoração aos 70 anos do Estado de Israel, um evento histórico significativo ocorrido em 2018. Para responder corretamente, é necessário compreender o contexto geopolítico e as implicações dessa ação.
A alternativa B - Jerusalém é a correta. Em 14 de maio de 2018, os Estados Unidos transferiram oficialmente sua embaixada de Tel Aviv para Jerusalém. Este movimento foi significativo porque reconheceu Jerusalém como a capital de Israel, uma cidade de importância histórica e religiosa, e foi um ponto de tensão nas relações internacionais, especialmente no contexto do conflito israelo-palestino.
Justificativa da alternativa correta: A transferência da embaixada para Jerusalém foi uma decisão controversa, pois Jerusalém é uma cidade disputada entre israelenses e palestinos, ambos reivindicando-a como sua capital. O reconhecimento de Jerusalém como a capital de Israel pelos EUA foi uma mudança significativa na política externa americana e foi amplamente discutido pela comunidade internacional. (Fonte: BBC)
Análise das alternativas incorretas:
- A - Tel Aviv: Originalmente, a maioria das embaixadas, incluindo a dos EUA, estava localizada em Tel Aviv devido à disputa sobre Jerusalém. No entanto, a questão pergunta sobre o local para onde a embaixada foi transferida, não de onde.
- C - Hebron: Embora seja uma cidade importante na Cisjordânia, Hebron não foi envolvida na transferência da embaixada dos EUA.
- D - Belém: Conhecida por seu significado religioso, especialmente no contexto cristão, Belém também não foi considerada na estratégia de embaixadas internacionais.
- E - Nazaré: Outra cidade de importância histórica e religiosa, mas igualmente não relevante para a transferência da embaixada.
Ao estudar questões de atualidades, é vital prestar atenção aos detalhes e entender o contexto histórico e político envolvido. Isso ajuda a evitar erros e confusões com cidades significativas, mas não relacionadas ao evento em questão.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Letra B.
Em meio a forte polêmica, EUA inauguram nesta segunda sua embaixada em Jerusalém
Inicialmente, representação diplomática funcionará dentro de imóvel que já servia como consulado-geral americano na cidade. Mudança rompe com o consenso internacional de não reconhecer Jerusalém como capital da Palestina ou de Israel até que um acordo de paz seja firmado.
Os Estados Unidos inauguram nesta segunda-feira (14) sua embaixada em Jerusalém. A decisão do presidente dos EUA, Donald Trump, de transferir a representação diplomática de Tel Aviv para essa cidade foi muito polêmica, criticada pela União Europeia e por países árabes porque rompe com o consenso internacional de não reconhecer a cidade como capital da Palestina ou de Israel até que um acordo de paz seja firmado esntre as duas partes.
Em uma primeira fase, a embaixada ficará dentro da seção de vistos do consulado-geral dos EUA em Jerusalém. O imóvel sofreu adaptações para receber o embaixador David Friedman e sua equipe.
Placas foram instaladas indicando o local da embaixada e um novo acesso também foi construído. No entanto, por questão de espaço, boa parte dos diplomatas será mantida em Tel Aviv.
A nova embaixada está no bairro de Arnona, em Jerusalém Ocidental, num prédio construído em 2010. Parte do terreno era considerada, até a Guerra dos Seis Dias (1967), terra de ninguém.
https://g1.globo.com/mundo/noticia/em-meio-a-forte-polemica-eua-inauguram-nesta-segunda-sua-embaixada-em-jerusalem.ghtml
LETRA B
EUA vão fundir consulado geral com nova embaixada em Jerusalém.
Em dezembro passado, Trump causou preocupação internacional ao reconhecer cidade como capital de Israel
O Globo e Agências internacionais.
WASHINGTON — Os Estados Unidos vão fundir o consulado geral, que atende palestinos, com a sua nova embaixada em uma única missão diplomática em Jerusalém, informou o secretário de Estado americano, Mike Pompeo, nesta quinta-feira.
— Esta decisão é impulsionada por nossos esforços globais para melhorar a eficiência e a eficácia de nossas operações. Isso não indica uma mudança na política dos EUA em Jerusalém, na Cisjordânia ou na Faixa de Gaza — disse Pompeo, em um pronunciamento.
18/10/2018 - 17:04
✅LETRA B
LEMBRANDO QUE A GUATEMALA E PARAGUAI TAMBÉM TRANSFERIRAM SUAS EMBAIXADAS PARA JERUSALÉM.
OBS: ISRAEL TEM DUAS CAPITAIS: TEL AVIV E JERUSALÉM.
quando a figueira começar a florescer, eis que estou as portas. Aleluia
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo