O conceito de imperialismo é polissêmico, tendo sido utiliza...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q127681 História
O conceito de imperialismo é polissêmico, tendo sido utilizado pela historiografia mundial em referência a diferentes processos históricos. Acerca do imperialismo formal no final do século XIX e início do século XX, julgue (C ou E) os itens subsequentes.

Durante o século XIX, o imperialismo europeu na África foi caracterizado pela ocupação gradual de grandes extensões territoriais, diferentemente do que ocorreu, nesse período, na América Latina.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O imperialismo é um termo com múltiplos significados, utilizado amplamente pela historiografia para descrever diversos fenômenos históricos. No contexto do final do século XIX e início do século XX, o imperialismo formal caracterizou-se pela expansão e domínio das potências europeias em várias regiões do mundo.

É importante destacar que, no século XIX, o imperialismo praticado na África pelos europeus envolveu a ocupação gradual de vastas áreas territoriais. Este processo diferiu significativamente do que aconteceu na América Latina no mesmo período. Na América Latina, a presença europeia não se traduziu na mesma forma de ocupação territorial que se observou na África, onde a expansão imperialista levou à partilha e ao domínio direto sobre os territórios.

Com base nesse entendimento, a afirmação de que o imperialismo europeu na África foi marcado pela ocupação gradual de grandes extensões territoriais, enquanto na América Latina o processo foi diferente, é CORRETA. Portanto, a alternativa correta é C - certo.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

No século XIX, à medida que na América Latina  o imperialismo europeu (lê-se Inglaterra) era econômico, com exploração de matérias primas como o guano (no Peru), o salitre (no Chile), e com os tratados desiguais (no Brasil), na África o domínio era territorial com a ocupação das terras por franceses, seguidos dos ingleses, belgas e, por fim, italianos e alemães (após a tardia unificação). Tanto que foi realizada a Conferência de Berlim, em 1884-85, organizada por Otto Von Bismarck, com o objetivo de regular a ocupação territorial das grandes potências sobre o continente africano.  
Imperialismo é a política de expansão e o domínio territorial, cultural e econômico de uma nação sobre outras, ou sobre uma ou várias regiões geográficas.
Durante o século XIX, na América Latina, o imperialismo europeu se deu sob a forma de controle econômico sobre países independentes menos desenvolvidos. Já na África, durante o século XIX, o imperialiso europeu utilizou, principalmente, uma outra forma de domínio: o colonialismo. Esse último domínio era exercido sobre territórios dependentes (colônias), a níveis militar, político, econômico, cultural e racial, diferenciando, assim, do ocorrido, nesse período, na América Latina.

Verônica,

Acabei de olhar e o gabarito está correto... Exatamente nos links que vc indicou...

A assertiva é C

COm certeza foi muito diferente da maneira como ocorreu na América Latina, principalmente se for levada em conta esta época. O que me fez marcar errado foi a palavra "gradual". Ora, em um década, quase toda a África estava colonizada. Isto é gradual? Reflexões para os colegas.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo