Segundo o CPC 15 (R4) – COMBINAÇÃO DE NEGÓCIOS, assinale a...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Conforme o CPC 15:
a. A partir da data de aquisição, o adquirente deve reconhecer, em conjunto o ágio por expectativa de rentabilidade futura (goodwill), os ativos identificáveis adquiridos, os passivos assumidos e quaisquer participações de não controladores na adquirida.
Errado: não é em conjunto, mas separadamente. Conforme o item 10, "A partir da data de aquisição, o adquirente deve reconhecer, separadamente do ágio por expectativa de rentabilidade futura (goodwill), os ativos identificáveis adquiridos, os passivos assumidos e quaisquer participações de não controladores na adquirida".
b. O adquirente deve mensurar os ativos identificáveis adquiridos e os passivos assumidos pelos respectivos valores contábeis da data da aquisição.
Errado: não é pelo valor contábil, mas pelo valor justo. Conforme o item 18, "O adquirente deve mensurar os ativos identificáveis adquiridos e os passivos assumidos pelos respectivos valores justos da data da aquisição".
c. Para cada combinação de negócios, uma das entidades envolvidas na combinação deve ser identificada como o administrador do negócio independente de sua participação societária.
Errado: não é como administrador, mas adquirente. Conforme o item 6, "Para cada combinação de negócios, uma das entidades envolvidas na combinação deve ser identificada como o adquirente".
d. A data em que o adquirente obtém o controle da adquirida geralmente é a data em que o adquirente legalmente transfere a contraprestação pelo controle da adquirida, adquire os ativos e assume os passivos da adquirida.
Certo: conforme o item 9, "A data em que o adquirente obtém o controle da adquirida geralmente é a data em que o adquirente legalmente transfere a contraprestação pelo controle da adquirida, adquire os ativos e assume os passivos da adquirida – a data de fechamento do negócio".
e. Em combinação de negócios, o vendedor pode ser contratualmente facultado a indenizar o adquirente pelo resultado de uma incerteza ou contingência relativa a todo ou parte de ativo ou passivo específico.
Errado: não é facultado, mas obrigado. Conforme o item 27, "Em combinação de negócios, o vendedor pode ser contratualmente obrigado a indenizar o adquirente pelo resultado de uma incerteza ou contingência relativa a todo ou parte de ativo ou passivo específico".
Gabarito: D
Erro da Letra A
A partir da data da aquisição, o adquirente deve reconhecer, separadamente do ágio por expectativa de rentabilidade futura(Goodwill), os ativos identificáveis adquiridos, os passivos assumidos e quaisquer participações de não controladores na adquirida.
Gabarito: D
Combinação de negócios é uma operação ou outro evento por meio do qual um adquirente obtém o controle de um ou mais negócios, independentemente da forma jurídica da operação.
CPC15
9. A data em que o adquirente obtém o controle da adquirida geralmente é a data em que o adquirente legalmente transfere a contraprestação pelo controle da adquirida, adquire os ativos e assume os passivos da adquirida - a data de fechamento do negócio. Contudo, o adquirente pode obter o controle em data anterior ou posterior à data de fechamento. Por exemplo, a data de aquisição antecede a data de fechamento se o contrato escrito determinar que o adquirente venha a obter o controle da adquirida em data anterior à data de fechamento. O adquirente deve considerar todos os fatos e as circunstâncias pertinentes na identificação da data de aquisição.
10. A partir da data de aquisição, o adquirente deve reconhecer, separadamente do ágio por expectativa de rentabilidade futura (goodwill), os ativos identificáveis adquiridos, os passivos assumidos e quaisquer participações de não controladores na adquirida. O reconhecimento de ativos identificáveis adquiridos e de passivos assumidos está sujeito às condições especificadas nos itens 11 e 12.
https://www.diariodasleis.com.br/legislacao/federal/217926-nbc-tg-15-combinauuo-de-negucios-du-nova-redauuo-u-nbc-tg-15-combinauuo-de-negucios.html
http://www.gecompany.com.br/educacional/combinacao-de-negocios-fusao-incorporacao-e-cisao-de-acordo-com-o-cpc-15/
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo