Sabe-se que o repouso prolongado no leito pode induzir o sur...
Sabe-se que o repouso prolongado no leito pode induzir o surgimento de complicações como tromboembolismo venoso, resistência à insulina, disfunção microvascular, inflamação sistêmica, lesões por pressão, pneumonias e atelectasias, infecções do trato urinário, ansiedade, depressão, redução da qualidade de vida, contraturas articulares e perda de massa muscular de até 2% ao dia durante as primeiras 2 a 3 semanas. Sobre a mobilização dos pacientes hospitalizados, assinalar a alternativa CORRETA.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (8)
- Comentários (0)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: C - No cuidado de pacientes com mobilidade física reduzida, é permitida a remoção, o alívio ou a redistribuição da pressão sobre uma parte do corpo, proporcionando maior conforto.
Vamos entender melhor o motivo dessa alternativa estar correta. A questão aborda as complicações decorrentes do repouso prolongado no leito, como tromboembolismo venoso, lesões por pressão, e perda de massa muscular, entre outros. Para evitar tais complicações, a mobilização dos pacientes hospitalizados é essencial.
A alternativa C está correta porque a remoção, alívio ou redistribuição da pressão são práticas recomendadas para pacientes com mobilidade física reduzida. Estas ações ajudam a prevenir lesões por pressão e a proporcionar maior conforto ao paciente, fatores críticos no cuidado de pacientes hospitalizados por longos períodos.
Agora, vamos analisar as alternativas incorretas:
Alternativa A: Manter pacientes com lordose acentuada ou dor lombar em decúbito ventral ou prona a maior parte do tempo não é recomendado. Essas posições podem aumentar o desconforto e a pressão em áreas sensíveis, além de apresentar dificuldades respiratórias em alguns casos.
Alternativa B: A mudança de decúbito a cada hora em pacientes com instabilidade clínica pode ser extremamente prejudicial. Pacientes com alterações significativas no padrão respiratório, hemodinâmico ou neurológico devem ter um manejo mais cauteloso e individualizado.
Alternativa D: O decúbito lateral, quando bem realizado, pode sim ajudar a manter o quadril e a pelve na posição neutra e evitar o contato entre os joelhos com o uso de travesseiros ou almofadas. Portanto, dizer que esta posição necessariamente aumenta o atrito nas proeminências ósseas é incorreto.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo