O Ministério da Saúde através da Portaria nº 1.944, de 27 de...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1248368 Enfermagem
O Ministério da Saúde através da Portaria nº 1.944, de 27 de agosto de 2009, institui no âmbito do Sistema Único de Saúde, a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem. Esta política tem como princípios:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta para a questão é a alternativa C.

A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, instituída pela Portaria nº 1.944 de 2009, busca promover a saúde masculina de forma abrangente, considerando as especificidades e necessidades dos homens no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS). Esta política é essencial, pois reconhece que os homens, muitas vezes, não acessam os serviços de saúde com a mesma frequência que as mulheres, o que pode levar a um diagnóstico tardio de doenças.

Alternativa C: Esta alternativa está correta. Ela destaca a humanização e qualificação da atenção à saúde do homem, visando a garantia, promoção e proteção dos direitos do homem, respeitando preceitos éticos e peculiaridades socioculturais. Estes são princípios centrais da política, que busca adaptar os serviços de saúde às necessidades específicas dos homens, promovendo um atendimento mais acolhedor e eficaz.

Vamos agora analisar as alternativas incorretas:

Alternativa A: Embora seja um princípio importante na assistência à saúde, esta alternativa não se restringe exclusivamente à política de saúde do homem. A ideia de continuidade entre os níveis de atenção (básica, média e alta complexidade) é um princípio mais geral do SUS e não específico da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem.

Alternativa B: A reorganização das ações de saúde para torná-las inclusivas é um conceito relevante, mas esta alternativa não menciona aspectos específicos e fundamentais da política como a promoção, proteção e direitos dos homens, que são centrais para a alternativa correta.

Alternativa D: Esta alternativa fala sobre organizar e qualificar a atenção à saúde do homem, mas não menciona aspectos éticos e socioculturais, que são essenciais para a política e destacados na alternativa correta. Além disso, a referência ao fortalecimento exclusivo da atenção básica não abrange a integralidade da assistência que a política busca promover.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Princípios

Universalidade e equidade- ações e serviços de saúde voltados para a população masculina, abrangendo a disponibilidade de insumos, equipamentos e materiais educativos.

Humanização e qualificação - da atenção à saúde do homem, com vistas à garantia, promoção e proteção dos

direitos do homem, em conformidade com os preceitos éticos e suas peculiaridades socioculturais.

Co-responsabilidade - quanto à saúde e à qualidade de vida da população masculina, implicando articulação com as diversas áreas do governo e com a sociedade.

Orientação - à população masculina, aos familiares e à comunidade sobre a promoção, a prevenção, a proteção, o tratamento e a recuperação dos agravos e das enfermidades do homem.

FONTE

Brasil. Ministério da Saúde. Gabinete do Ministro. Portaria nº 1.944, de 27 de agosto de 2009. Institui no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 28 ago. 2009

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo