Segundo Cunha (2007) podemos caracterizar o processo psicod...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1624807 Psicologia
Segundo Cunha (2007) podemos caracterizar o processo psicodiagnóstico como um processo científico, porque deve partir de um levantamento prévio de hipóteses que serão confirmadas ou informadas através de passos pré determinados e com objetivos precisos. Tal processo é limitado no tempo, baseado num contrato de trabalho entre paciente ou responsável e o psicólogo, tão logo os dados iniciais permitam estabelecer um plano de avaliação e, portanto, uma estimativa do tempo necessário (número aproximado de sessões de exame). O plano de avaliação é estabelecido com base nas perguntas ou hipóteses iniciais, definindo-se não só quais os instrumentos necessários, mas como e quando utilizá-los. Pressupõe-se, naturalmente, que o psicólogo saiba que instrumentos são eficazes quanto a requisitos metodológicos. Assim nos embasando naquilo que Cunha coloca como a forma em que o diagnóstico pelo psicólogo pode ser realizado, analise as questões abaixo e identifique Verdadeiro (V) ou Falso (F). A ordem CORRETA de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
(__) Pelo psicólogo, pelo psiquiatra (e, eventualmente, pelo neurologista ou psicanalista), com vários objetivos (exceto o de classificação simples), desde que seja utilizado o modelo médico apenas, no exame de funções, identificação de patologias, sem uso de testes e técnicas privativas do psicólogo clínico. (__) Pelo psicólogo clínico exclusivamente, para a consecução de qualquer ou vários dos objetivos, quando é utilizado o modelo psicológico (psicodiagnóstico), incluindo técnicas e testes privativos desse profissional. (__) Por equipe multiprofissional (psicólogo, psiquiatra, neurologista, orientador educacional, assistente social ou outro), para a consecução dos objetivos citados e, eventualmente, de outros, desde que cada profissional utilize um único modelo, não podendo cada profissional se embasar no seu próprio modelo em avaliação mais complexa e inclusiva, em que é necessário integrar dados muito interdependentes (de natureza psicológica, médica, social, etc.)
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: D - V - V - F.

Vamos analisar cada uma das afirmações para entender o porquê da alternativa correta ser a opção D.

1ª Afirmação: "Pelo psicólogo, pelo psiquiatra (e, eventualmente, pelo neurologista ou psicanalista), com vários objetivos (exceto o de classificação simples), desde que seja utilizado o modelo médico apenas, no exame de funções, identificação de patologias, sem uso de testes e técnicas privativas do psicólogo clínico."

Essa afirmação é verdadeira. O modelo médico pode ser utilizado por diferentes profissionais, como psicólogos, psiquiatras e neurologistas, e visa principalmente o exame de funções e identificação de patologias. O texto ressalta que, neste contexto, não se utilizam testes e técnicas privativas do psicólogo clínico, que é uma característica do modelo médico.

2ª Afirmação: "Pelo psicólogo clínico exclusivamente, para a consecução de qualquer ou vários dos objetivos, quando é utilizado o modelo psicológico (psicodiagnóstico), incluindo técnicas e testes privativos desse profissional."

Essa afirmação também é verdadeira. O psicodiagnóstico é um processo exclusivo do psicólogo clínico, que envolve a utilização de técnicas e testes específicos e privativos do profissional de psicologia. Esse modelo é distinto do modelo médico e foca em entender aspectos psicológicos específicos do indivíduo.

3ª Afirmação: "Por equipe multiprofissional (psicólogo, psiquiatra, neurologista, orientador educacional, assistente social ou outro), para a consecução dos objetivos citados e, eventualmente, de outros, desde que cada profissional utilize um único modelo, não podendo cada profissional se embasar no seu próprio modelo em avaliação mais complexa e inclusiva, em que é necessário integrar dados muito interdependentes (de natureza psicológica, médica, social, etc.)."

Essa afirmação é falsa. No contexto de uma equipe multiprofissional, espera-se justamente que cada profissional contribua com sua especialidade, utilizando modelos e abordagens específicas de sua área de atuação. A integração dos dados de natureza psicológica, médica, social, etc., é uma característica chave desse tipo de avaliação, permitindo um diagnóstico mais abrangente e compreensivo.

Portanto, a sequência correta é V - V - F, justificando a escolha da alternativa D.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

De acordo com Cunha e cols. (2007), o diagnóstico psicológico pode ser realizado:

  • Pelo psiquiatra, pelo neurologista ou psicanalista, com vários objetivos (exceto o de classificação simples), desde que seja utilizado apenas o modelo médico, no exame de funções, identificação de patologias, sem uso de testes e técnicas privativas do psicólogo clínico;

  • Pelo psicólogo clínico exclusivamente, para a consecução de qualquer ou vários dos objetivos, quando é utilizado o modelo psicológico (psicodiagnóstico), incluindo técnicas e testes privativos desse profissional;

  • Por equipe multiprofissional (psicólogo, psiquiatra, neurologista, orientador educacional, assistente social ou outro), para a consecução dos objetivos citados e, eventualmente, de outros, desde que cada profissional utilize o seu modelo próprio, em avaliação mais complexa e inclusiva, em que é necessário integrar dados muito interdependentes de natureza psicológica, médica, social, etc.

Gabarito: D

desde que seja apenas utilizado o modelo medico ? que isso gente ?

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo