Segundo Antonil (1711) em sua importante obra, Cultura e opu...
Referente a essa temática, pode-se dizer que que foi gerada uma ocupação predominantemente feminina que lotava, com muita frequência, os locais de extração de ouro e diamantes, e que recebeu a denominação genérica de:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (16)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O trecho destacado da obra de Antonil, "Cultura e opulência no Brasil", revela uma prática comum entre os negros e índios que trabalhavam na extração de ouro: eles frequentemente escondiam parte do ouro que encontravam para uso próprio. Esse ouro, muitas vezes, era gasto em alimentos e bebidas, gerando lucro significativo para os vendedores.
A ocupação que surgiu predominantemente feminina e que estava presente com frequência nos locais de extração de ouro e diamantes era conhecida pelo termo genérico de negras de tabuleiro. Essas mulheres, muitas vezes, vendiam alimentos e bebidas para os trabalhadores, aproveitando-se da situação descrita por Antonil para gerar renda.
Dessa forma, a alternativa correta, que corresponde à denominação dessa ocupação feminina, é a Alternativa B - negras de tabuleiro.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
negras de tabuleiro. questão bem parecida com essa na prova da Pm Bahia.
As "negras de tabuleiro" eram mulheres negras (algumas livres, outras ainda sob o regime da escravidão) que trabalhavam no comércio nos centros urbanos do Brasil Colônia e Império
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo