Doença cuja tríade clássica é caracterizada por ataxia, ofta...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a D - Encefalopatia de Wernicke.
A Encefalopatia de Wernicke é uma condição neurológica caracterizada por uma tríade clássica de sintomas: ataxia, oftalmoplegia e confusão mental. Essa síndrome é frequentemente associada à deficiência de tiamina (vitamina B1), que é mais comumente observada em indivíduos com alcoolismo crônico. O comprometimento do II par (nervo óptico) pode ocorrer devido à desmielinização e degeneração neuronal provocadas pela deficiência nutricional.
Agora, vamos entender por que as outras alternativas estão incorretas:
A - Síndrome de Korsakoff: Esta síndrome é frequentemente considerada uma progressão da Encefalopatia de Wernicke e também está relacionada à deficiência de tiamina. No entanto, sua principal característica é a amnésia grave para eventos recentes, juntamente com confabulação, e não a tríade clássica mencionada na questão.
B - Síndrome de Ganser: Esta é uma condição psiquiátrica rara, também conhecida como "psicose da esquiva", onde os pacientes dão respostas absurdas ou incorretas a perguntas simples. Não tem relação com a tríade de ataxia, oftalmoplegia e confusão mental.
C - Doença de Kennedy: Esta é uma doença neuromuscular hereditária, também conhecida como atrofia muscular bulbo-espinhal ligada ao X. Ela se manifesta principalmente com fraqueza muscular e não está relacionada ao alcoolismo ou à tríade da Encefalopatia de Wernicke.
É importante que os alunos consigam associar a tríade sintomática e sua conexão com o alcoolismo à Encefalopatia de Wernicke, o que pode ser útil em contextos clínicos e em questões de concursos.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo