No que concerne ao CPC 27 (R4) ATIVO IMOBILIZADO assinale a...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GAB. A
a)Ativo imobilizado é o item tangível que: (a) é mantido para uso na produção ou fornecimento de mercadorias ou serviços, para aluguel a outros, ou para fins administrativos; e (b) se espera utilizar por mais de um período.
b) Um item do ativo imobilizado que seja classificado para reconhecimento como ativo deve ser mensurado pelo seu custo.
c)Valor contábil é o valor pelo qual um ativo é reconhecido após a dedução da depreciação e da perda por redução ao valor recuperável acumuladas.
d) Valor justo é o preço que seria recebido pela venda de um ativo ou que seria pago pela transferência de um passivo em uma transação não forçada entre participantes do mercado na data de mensuração.
e) A frequência das reavaliações, se permitidas por lei, depende das mudanças dos valores justos do ativo imobilizado que está sendo reavaliado.
Sobre a alternativa C: Valor residual de um ativo é o valor estimado que a entidade obteria com a venda do ativo, após deduzir as despesas estimadas de venda, caso o ativo já tivesse a idade e a condição esperadas para o fim de sua vida útil.
B. Um item do ativo imobilizado que seja classificado para reconhecimento como ativo deve ser mensurado pelo seu valor contábil.
- Erro: O valor contábil não é o método de mensuração, mas sim o valor pelo qual um ativo é reconhecido no balanço patrimonial após a mensuração inicial. A mensuração pode ser feita pelo custo histórico, custo atribuído ou valor justo.
C. Valor contábil de um ativo é o valor estimado que a entidade obteria com a venda do ativo, após deduzir as despesas estimadas de venda, caso o ativo já tivesse a idade e a condição esperadas para o fim de sua vida útil.
- Erro: O valor contábil não é definido dessa maneira. O valor contábil é o valor pelo qual um ativo é reconhecido no balanço patrimonial após a mensuração inicial, e ele não considera despesas estimadas de venda.
D. O valor justo de um item do ativo imobilizado compreende seu preço de aquisição, acrescido de impostos de importação e impostos não recuperáveis sobre a compra, depois de deduzidos os descontos comerciais e abatimentos.
- Erro: O valor justo não é definido dessa maneira. O valor justo é o valor pelo qual um ativo pode ser trocado entre partes conhecedoras e dispostas a negociar, em uma transação no mercado principal, em condições de concorrência justa.
E. A frequência das reavaliações, se permitidas por lei, independe das mudanças dos valores justos do ativo imobilizado que está sendo reavaliado. Quando o valor justo de um ativo reavaliado difere materialmente do seu valor contábil, exige-se nova reavaliação.
- Erro: A frequência das reavaliações não é independente das mudanças de valores justos. O CPC 27 (R4) estabelece diretrizes para a reavaliação de ativos imobilizados, incluindo os critérios para determinar quando uma reavaliação é necessária.
Ativo Imobilizado
- Item Tangível
- Mantido para uso na produção de mercadorias ou fornecimento de serviços
- Mantido para aluguel a outros QUANDO este não é o fim
- Mantido para fins administrativos
- Espera-se utilizar por mais de 1 ano
- Caso seja mantido para revenda, PODERÁ entrar em "Estoques"
A
(INAZ do Pará - CRF/AC: Contador - 2019) Ativo imobilizado é o item tangível que é mantido para uso na produção ou fornecimento de mercadorias ou serviços, para aluguel a outros, ou para fins administrativos.
CERTO
CPC 27 (R4) - ATIVO IMOBILIZADO - Ativo imobilizado é o item tangível que:
(a) é mantido para uso na produção ou fornecimento de mercadorias ou serviços, para aluguel a outros, ou para fins administrativos; e
(b) se espera utilizar por mais de um período.
B
(INAZ do Pará - CRF/AC: Contador - 2019) Um item do ativo imobilizado que seja classificado para reconhecimento como ativo deve ser mensurado pelo seu valor contábil.
ERRADO
CPC 27 (R4) - ATIVO IMOBILIZADO - 15. Um item do ativo imobilizado que seja classificado para reconhecimento como ativo deve ser mensurado pelo seu CUSTO.
C
(INAZ do Pará - CRF/AC: Contador - 2019) Valor contábil de um ativo é o valor estimado que a entidade obteria com a venda do ativo, após deduzir as despesas estimadas de venda, caso o ativo já tivesse a idade e a condição esperadas para o fim de sua vida útil.
ERRADO
A questão conceituou o Valor Residual.
Valor contábil é o valor pelo qual um ativo é reconhecido após a dedução da depreciação e da perda por redução ao valor recuperável acumuladas.
D
(INAZ do Pará - CRF/AC: Contador - 2019) O valor justo de um item do ativo imobilizado compreende seu preço de aquisição, acrescido de impostos de importação e impostos não recuperáveis sobre a compra, depois de deduzidos os descontos comerciais e abatimentos.
ERRADO
A questão conceituou o custo de um item do ativo imobilizado.
CPC 27 (R4) - ATIVO IMOBILIZADO - Valor justo é o preço que seria recebido pela venda de um ativo ou que seria pago pela transferência de um passivo em uma transação não forçada entre participantes do mercado na data de mensuração.
E
(INAZ do Pará - CRF/AC: Contador - 2019) A frequência das reavaliações, se permitidas por lei, independe das mudanças dos valores justos do ativo imobilizado que está sendo reavaliado. Quando o valor justo de um ativo reavaliado difere materialmente do seu valor contábil, exige-se nova reavaliação.
ERRADO
CPC 27 (R4) - ATIVO IMOBILIZADO - 34. A frequência das reavaliações, se permitidas por lei, DEPENDE das mudanças dos valores justos do ativo imobilizado que está sendo reavaliado. Quando o valor justo de um ativo reavaliado difere materialmente do seu valor contábil, exige-se nova reavaliação. (...)
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo