De acordo com o CPC 25 (R2) Provisões, PASSIVOS CONTIGENTES...
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (9)
- Comentários (6)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: B
Fiquei na dúvida entre a alternativa A e a alternativa B. A alternativa A está errada pois:
Ativo contingente é um ativo possível que resulta de eventos passados e cuja existência será confirmada apenas pela ocorrência ou não de um ou mais eventos futuros incertos não totalmente sob controle da entidade.
A alternativa B está correta e é o gabarito da questão.
Se meu comentário estiver equivocado, por favor me avise por mensagem para que eu o corrija e evite assim prejudicar os demais colegas.
Gabarito: B.
Sobre a alternativa E: O valor reconhecido como provisão deve ser a melhor estimativa do desembolso exigido para liquidar a obrigação futura na data do balanço.
O correto é liquidar a obrigação presente na data do balanço.
Bons estudos!
A) Ativo contingente é um ativo possível que resulta de eventos passados e cuja existência será confirmada apenas pela ocorrência ou não de um ou mais eventos futuros certos não totalmente sob controle da entidade. (Incertos)
B) Passivo contingente é uma obrigação possível que resulta de eventos passados e cuja existência será confirmada apenas pela ocorrência ou não de um ou mais eventos futuros incertos não totalmente sob controle da entidade. (Correta)
C) Uma provisão dever ser reconhecida quando a entidade tem uma obrigação passada (legal ou não formalizada) como resultado de evento presente. (Presente)
D) Quando for provável que exista uma obrigação presente, a entidade divulga um passivo contingente, a menos que a possibilidade de saída de recursos que incorporam benefícios econômicos seja remota. (Possível)
E) O valor reconhecido como provisão deve ser a melhor estimativa do desembolso exigido para liquidar a obrigação futura na data do balanço. (Presente)
A) ERRADO - CPC 25 - DEFINIÇÕES: Ativo contingente é um ativo possível que resulta de eventos passados e cuja existência será confirmada apenas pela ocorrência ou não de um ou mais eventos FUTUROS INCERTOS não totalmente sob controle da entidade.
B) CERTO - CPC 25 - DEFINIÇÕES: Passivo contingente é:
(a) uma obrigação possível que resulta de eventos passados e cuja existência será confirmada apenas pela ocorrência ou não de um ou mais eventos futuros incertos não totalmente sob controle da entidade; ou
(b) uma obrigação presente que resulta de eventos passados, mas que não é reconhecida porque:
(i) não é provável que uma saída de recursos que incorporam benefícios econômicos seja exigida para liquidar a obrigação; ou
(ii) o valor da obrigação não pode ser mensurado com suficiente confiabilidade.
C) ERRADO - CPC 25 – Reconhecimento – PROVISÃO: 14. Uma provisão deve ser reconhecida quando:
(a) a entidade tem uma obrigação presente (legal ou não formalizada) como resultado de EVENTO PASSADO;
(b) seja provável que será necessária uma saída de recursos que incorporam benefícios econômicos para liquidar a obrigação; e
(c) possa ser feita uma estimativa confiável do valor da obrigação.
D) ERRADO - CPC 25 – SAÍDA PROVÁVEL DE RECURSOS QUE INCORPORAM BENEFÍCIOS ECONÔMICOS: 23. (...) Quando NÃO FOR PROVÁVEL que exista uma obrigação presente, a entidade divulga um passivo contingente, a menos que a possibilidade de saída de recursos que incorporam benefícios econômicos seja remota.
E) ERRADO - CPC 25 – Mensuração - MELHOR ESTIMATIVA: 36. O valor reconhecido como provisão deve ser a melhor estimativa do desembolso exigido para liquidar a obrigação PRESENTE na data do balanço.
CPC 25: Passivo contingente é:
- uma obrigação possível que resulta de eventos passados e cuja existência será confirmada apenas pela ocorrência ou não de um ou mais eventos futuros incertos não totalmente sob controle da entidade; ou
- uma obrigação presente que resulta de eventos passados, mas que não é reconhecida porque:
- não é provável que uma saída de recursos que incorporam benefícios econômicos seja exigida para liquidar a obrigação; ou
- o valor da obrigação não pode ser mensurado com suficiente confiabilidade.
(CESPE) Um passivo contingente deve ser reconhecido quando for decorrente de obrigação presente que resulte de eventos passados devendo as informações desse passivo ser detalhadas em nota explicativa às demonstrações contábeis. (ERRADO)
(CESPE) O passivo contingente pode ser classificado como provável, possível ou remoto. Caso seja considerado remoto, deverá ser reconhecido em notas explicativas e mensurado a valor justo. (ERRADO)
Passivo contingente, a saída de recursos é Possível → não contabiliza, mas divulga em N.E
Provisões, a saída de recursos é provável → contabiliza e divulga em N.E
Remoto → NÃO contabiliza NEM divulga
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo