O Decreto nº 8.420/ 2015, que regulamenta a Lei nº 12.846/2...
I. Propor à autoridade instauradora a suspensão cautelar dos efeitos do ato ou do processo objeto da investigação. II. Solicitar a atuação de especialistas com notório conhecimento, de órgãos e entidades públicas ou de outras organizações, para auxiliar na análise da matéria sob exame. III. Solicitar ao órgão de representação judicial ou equivalente dos órgãos ou entidades lesados e o processamento das infrações, inclusive de busca e apreensão, no país ou no exterior.
Quais estão corretas?
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
b
No meu ver deveria ser anulada pois não encontrei nada a respeito do item II na lei e o item III está incorreto pois não cita no país ou exterior, enfim questão muito mal elaborada.
Art. 10. O processo administrativo para apuração da responsabilidade de pessoa jurídica será conduzido por comissão designada pela autoridade instauradora e composta por 2 (dois) ou mais servidores estáveis.
§ 1º O ente público, por meio do seu órgão de representação judicial, ou equivalente, a pedido da comissão a que se refere o caput , poderá requerer as medidas judiciais necessárias para a investigação e o processamento das infrações, inclusive de busca e apreensão.
§ 2º A comissão poderá, cautelarmente, propor à autoridade instauradora que suspenda os efeitos do ato ou processo objeto da investigação.
Eu realmente não entendi essa questão
O Decreto nº 8.420/ 2015, que regulamenta a Lei nº 12.846/2013, dispõe sobre a responsabilização administrativa de pessoas jurídicas pela prática de atos contra a administração pública, nacional ou estrangeira, e dá outras providências. Ao tratar-se sobre o prazo para a conclusão do PAR (Processo administrativo de Responsabilização), que não excederá cento e oitenta dias, admitida prorrogação por meio de solicitação do presidente da comissão à autoridade instauradora, que decidirá de forma fundamentada, o que poderá ser realizado pelo presidente em exercício?
I. Propor à autoridade instauradora a suspensão cautelar dos efeitos do ato ou do processo objeto da investigação.
CORRETO. São os termos do art. 9º, §2º, inciso I do Decreto nº 8.420/15.
Veja:
Art. 9º, § 2º A comissão, para o devido e regular exercício de suas funções, poderá:
I - propor à autoridade instauradora a suspensão cautelar dos efeitos do ato ou do processo objeto da investigação;
II. Solicitar a atuação de especialistas com notório conhecimento, de órgãos e entidades públicas ou de outras organizações, para auxiliar na análise da matéria sob exame.
CORRETO. São os termos do art. 9º, §2º, inciso III do Decreto nº 8.420/15.
Veja:
Art. 9º, § 2º A comissão, para o devido e regular exercício de suas funções, poderá:
II - solicitar a atuação de especialistas com notório conhecimento, de órgãos e entidades públicos ou de outras organizações, para auxiliar na análise da matéria sob exame; e
III. Solicitar ao órgão de representação judicial ou equivalente dos órgãos ou entidades lesados e o processamento das infrações, inclusive de busca e apreensão, no país ou no exterior.
INCORRETO. As medidas necessárias para investigação, inclusive a busca e apreensão, devem ser requeridas ao órgão competente, na forma do art. 9º, §2º, III do Decreto, não tendo a comissão competência para determinar o referido ato.
Veja: Art. 9º, § 2º A comissão, para o devido e regular exercício de suas funções, poderá:
III - solicitar ao órgão de representação judicial ou equivalente dos órgãos ou entidades lesados que requeira as medidas necessárias para a investigação e o processamento das infrações, inclusive de busca e apreensão, no País ou no exterior.
Sendo assim, estão corretas apenas I e II.
Do exposto, nosso gabarito é a Letra B.
O decreto da questão foi revogado pelo o decreto 11.129/2022.
Não sei se a banca pode cobrar ou não um decreto revogado.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo