A noção de cidadão como usuário de serviço público, ou de m...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (9)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento sobre a nova Administração Pública.
Diante disso, vamos a uma breve explicação.
Segundo Paludo, atualmente, tem-se uma dimensão ainda maior do cidadão: a de titular da coisa pública. Assim, o cidadão é ao mesmo tempo: usuário, financiador e titular da coisa pública. Afirma, também:
“Uma visão realista da reconstrução do aparelho do Estado, em bases gerenciais, deve levar em conta a necessidade de equacionar as assimetrias decorrentes da persistência de aspectos patrimonialistas na administração contemporânea, bem como dos excessos formais e anacronismos do modelo burocrático tradicional. Para isso, é fundamental ter clara a dinâmica da administração racional-legal ou burocrática. Não se trata simplesmente de descartá-la, mas sim de considerar os aspectos em que está superada, e as características que ainda se mantêm válidas como formas de garantir efetividade à Administração Pública."
Umas das principais características da Administração Pública gerencial (também chamada de nova Administração Pública) é a orientação da ação do Estado para o cidadão-usuário ou cidadão-cliente.
O Consumerism, traz o foco no “cliente": o cidadão, introduzindo a perspectiva da qualidade como uma estratégia voltada para a satisfação do consumidor, através de medidas que visavam tornar o Poder Público mais leve, ágil e competitivo: descentralização administrativa, criação de opções de atendimento, incentivo à competição entre organizações públicas e adoção do modelo contratual na prestação dos serviços.
O Public Service Orientation (PSO), o termo cliente – embora ainda utilizado – fica em segundo plano, e o termo cidadão ganha força, trazendo as noções de tratamento isonômico e bem comum.
Posto isso, vamos à análise das alternativas:
a) Errado. A Nova Administração Pública precedeu a burocracia, mas não foi profundamente marcada por práticas patrimonialistas.
b) Errado. Deve-se levar em conta a necessidade de equacionar as assimetrias decorrentes da persistência de aspectos patrimonialistas na administração contemporânea, bem como dos excessos formais e anacronismos do modelo burocrático tradicional.
c) Errado. O chamado consumerismo traz o foco no “cliente": o cidadão, introduzindo a perspectiva de qualidade da gestão pública.
d) Errado. Os modelos de gestão não podem ser considerados como definitivos, pois a busca por melhorias deve sempre existir.
e) Certo. O estágio do Public Service Orientation superou a concepção de usuário cliente e passou a tratá-lo como cidadão, passando a observar a isonomia e a transparência com mais atenção.
Gostou do comentário? Deixe seu like!
Gabarito do Professor: Letra E.
Fonte:
Paludo, Augustinho - Administração geral e pública para AFRF e AFT/Augustinho Paludo. – 2. ed. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Qual o erro da alternativa C?
Managerialism: Ênfase na gestão eficiente e eficaz nas organizações, Foco em resultmensuráveis.
Consumerismo: Ênfase na satisfação e nas necessidades dos clientes ou consumidores.
Public Service Orientation (PSO): Relevante no setor público, alta qualidade, com transparência, responsabilidade e eficiência para beneficiar a sociedade.
Uma questão dessa para recepcionista...
entendi nada
Gabarito"E".
A alternativa correta é a letra "E) O estágio do Public Service Orientation superou a concepção de usuário cliente e passou a tratá-lo como cidadão, passando a observar a isonomia e a transparência com mais atenção."
O "Public Service Orientation" (Orientação para o Serviço Público) é um estágio que representa uma evolução além da concepção de usuário como cliente. Nesse estágio, o cidadão é tratado não apenas como um cliente, mas como um membro da comunidade, e a administração pública se orienta para fornecer serviços de maneira mais transparente, igualitária e responsiva às necessidades da sociedade.
Análise das demais alternativas:
A) A Nova Administração Pública precedeu a burocracia e foi profundamente marcada por práticas patrimonialistas: Incorreta. A Nova Administração Pública é uma evolução recente que visa superar desafios da burocracia e práticas patrimonialistas.
B) A Nova Administração Pública rompeu integralmente com as práticas patrimonialistas e burocráticas, estabelecendo um modelo definitivo e único em que a Administração Pública passou a se basear: Incorreta. A Nova Administração Pública representa uma evolução, mas não uma ruptura total e definitiva.
C) O cidadão como contribuinte foi uma característica do estágio da Nova Administração Pública chamado de consumerism: Incorreta. A relação do cidadão como contribuinte não é o foco principal da Nova Administração Pública.
D) Tratar o cidadão como cliente foi uma tentativa de trazer para o setor público práticas do setor privado, como a competição e aumento da efetividade. Por essa razão, não houve críticas a esse modelo e, até hoje, ele é considerado o modelo ideal e definitivo: Incorreta. A abordagem de cliente teve críticas e evoluiu para uma visão mais abrangente, como o Public Service Orientation.
Não desista em dias ruins. Lute pelos seus sonhos!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo