A preservação da integridade da pele é um aspecto important...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1620551 Enfermagem
A preservação da integridade da pele é um aspecto importante dos cuidados de saúde aos doentes de todas as idades, mas tem um significado particular em recémnascidos (RN), que necessitam adaptar-se de um meio ambiente líquido (meio uterino) para o ambiente terrestre (extrauterino) e, nas crianças, dado que a anatomia e as características da pele desta população diferem das dos adultos. Analise as assertivas a seguir.

I. É imperativo o conhecimento profundo para que os cuidados prestados à população pediátrica sejam adequados às suas especificidades e não sejam baseados à luz do que é praticado na população adulta.

II. Os recém-nascidos de termo encontram-se sob maior risco de lesões dado que possuem uma pele imatura, ainda não totalmente desenvolvida, e um estrato córneo deficitário – a camada protetora da pele. O estrato córneo de um RN é imaturo e mais fino que o de uma criança ou de um adulto.

III. Os bebês prematuros apresentam menos colágeno na derme, tal como as fibras elásticas que são em menor quantidade. Assim, os RN prematuros nascem mais edemaciados, o que os coloca sob risco mais elevado de isquemia ou vascularização comprometida.

Marque a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).
Alternativas